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Saiba a importância da marca e como posicioná-la. Passo fundamental para sua empresa

Adriana Souto • mai. 18, 2023

Saiba a importância da marca e como posicioná-la. Passo fundamental para sua empresa

Adriana Souto • mai. 18, 2023

Oferecer produtos e/ou serviços de excelência, conhecer o público e ter um ótimo atendimento são fatores essenciais e obrigatórios para qualquer empresa que deseja se posicionar competitivamente. Mas como se destacar realmente? Dentre muitos pontos, a concepção da MARCA é, com certeza, um dos pontos fundamentais.

 

Uma marca bem definida tem o poder de se destacar entre os concorrentes e se aproximar do seu público alvo.

 

A marca consiste em uma personalização de sua empresa, um conjunto de características que dão ao seu negócio uma identidade e personalidade, podendo ser visuais e intangíveis. Nomes, símbolos, combinação de cores, tipografia, benefícios ou diferenciais dos produtos, valores ou causas apoiadas são bons exemplos de fatores que constituem uma marca.

 

Mas por que isso é tão importante? Confira a seguir.

 

Mas afinal, qual é a importância da marca?

Uma marca bem desenvolvida carrega grandes atributos conceituais, esses atributos se colocam de forma decisiva na escolha do consumidor durante o processo de compra. Ainda na antiguidade, no Egito, os fabricantes e comerciantes de tijolos marcavam seus produtos com símbolos próprios para que eles fossem identificados, expressando a qualidade daquele produto, instintivamente a importância da marca já estava sendo aplicada.

 

O objetivo principal de uma marca está em ser reconhecida através dos elementos que compõe sua identidade. Por isso, é fundamental levar a sério todos os conhecimentos e pesquisas no momento da concepção da marca.

 

E quais elementos que a marca deve ter?

Nome: É o fator mais importante quando falamos em construção da marca, já que ele carrega muito de suas características. Um bom exemplo da influência do nome se dá pelas marcas “top of mind”, aquelas que acabam se tornando sinônimos da categoria de seus produtos, como: Gillette, Cotonetes, Maisena, Omo, Bombril, dentre outras.

 

O nome deve ser a representação e o reflexo da essência de uma marca, definindo todos esses fatores em uma ou poucas palavras.

 

Simbologia: Tal qual o nome se dá pela representação verbal de uma marca, a simbologia representa sua empresa de forma visual, é importante que ela seja fácil de ser aplicada e memorizada, para que seja reconhecida rapidamente.

 

Tipografia: É muito comum que ao nos depararmos com uma fonte lembrarmos imediatamente de determinada marca. A escolha da tipografia também é um atributo essencial na hora de pensar sua marca. A fonte pode ser uma representação visual simples e sutil da identidade que sua empresa deseja passar.

 

Cores: Aqui é uma excelente oportunidade de conquistar seus clientes pelas emoções, através do uso da psicologia das cores. As cores podem também representar as características do seu público alvo ou os valores de sua empresa.

 

Texturas e padrões: Este é um fator que muitas empresas tendem a esquecer a sua importância, mas padrões visuais e texturas podem ser um ótimo modo de fazer com que sua marca seja reconhecida sem o uso de imagens, logotipo ou até mesmo o nome de sua marca. É também uma ótima estratégia inserir esses padrões no design de seus produtos, um bom exemplo seria a marca Louis Vuitton que usa os já clássicos e característicos símbolos em suas peças.

 

Slogans e taglines: Também é muito comum identificarmos uma marca através de suas frases de efeito, que transmitem os sentimentos e valores de uma empresa de forma rápida e marcante.

 

Um slogan pode ser trocado com o passar do tempo ou representar momentos e campanhas específicas, já as taglines representam a marca de forma permanente.

 

Uma vez entendida a importância da marca, é fundamental saber que mesmo uma boa marca pode vir a perder sua eficiência com o passar do tempo, fazendo com seja necessário um processo de rebranding ou reposicionamento.

 

Como saber quando é o momento de rever a marca?

Os momentos principais para reposicionar sua marca são: quando os resultados de sua empresa não estão alcançando suas metas, sofreram uma queda brusca nas vendas, para acompanhar as mudanças no modo de vida das pessoas ou as tendências de vendas e consumo.

 

É sabido que para sobreviver no mercado é necessário estar aberto a mudanças, já que tudo a seu redor está em constante transformação, por isso é importante estar atento a alguns detalhes para saber quando é o momento de realizar um processo de reposicionamento.

 

Fatores para se ficar de olho:

  • Diminuição de vendas:
  • Crescimento das avaliações negativas;
  • Crises;
  • Alteração no segmento de mercado;
  • Oportunidades de crescimento de sua empresa;
  • Mudanças no comportamento de consumo;
  • Surgimento de novos concorrentes;
  • Mudança de prioridades, estratégias e demandas;
  • Indicadores externos em geral.

 

O que se deve manter e o que deve ser mudado?

É de suma importância entender que mesmo em casos de mudança radical, a essência do que sua marca representa deve sempre se manter, afinal, é necessário que pelo menos um fator seja preservado para auxiliar na memória dos consumidores.

 

Já as mudanças, os fatores que devem passar por alterações devem ser decididos através de uma análise do contexto do reposicionamento e quais são as demandas de alteração.

 

E como podemos definir o reposicionamento de uma marca?

Podemos definir como um processo de mudança dos elementos que compõe uma marca de forma parcial ou total, mantendo a essência da empresa, uma vez que este é um processo de reavaliação de estratégias, qualidade de produtos e serviços, relacionamento com o público, etc.

 

O processo de rebranding pode ser realizado de duas maneiras:

Incremental: Esse tipo de reposicionamento acontece de forma parcial e gradual para que a marca possa se adaptar às mudanças que determinado momento pede. Podendo ser relacionado a mudanças internas de sua empresa, no cenário político e econômico e até mesmo nas mudanças de comportamento de consumo de seu público.


Radical: Como o próprio nome já diz, trata-se de uma mudança profunda que envolve toda uma reestruturação geral, esse tipo de reposicionamento pode acontecer em momentos de grande crescimento da marca, graves crises ou até mesmo pressão do mercado. 

 

Quais as etapas do reposicionamento:

Identificar a causa: Conforme foi dito acima, é preciso estar atento a uma série de fatores para que se possa identificar o momento e o que deve ser mudado. Por isso, é fundamental que se esteja sempre em dia com as tendências do mercado e que se tenha um controle eficiente de seus resultados.

 

Outro fator fundamental é ouvir o seu consumidor, é possível realizar pesquisas de mercado e identificar demandas através do feedback

 

Atente-se aos seguintes fatores ao analisar o mercado:

  • O histórico de sua empresa;
  • As ações de seus concorrentes;
  • O momento atual no mercado em geral e em seu nicho de atuação;
  • Os perigos e as oportunidades para sua marca
  • Um apanhado no contexto geral do mundo no momento:

 

Hora de planejar! Uma vez identificada a demanda, é hora de pensar na estratégia. Um bom planejamento pode não ser curto, mas serve como investimento para melhorias em sua empresa, uma vez que os resultados também não são imediatos.

Você pode contar com a Unius para realizar seu planejamento da melhor maneira de acordo com as suas necessidades e também na hora de botar a mão na massa e executar!

 

Cases:

Aqui você pode conferir alguns casos de marcas que foram desenvolvidas em parceria com a Unius e se inspirar: Quitandinha em Casa e Sustainable Carbon.


Marcas que foram remodernizadas em parceria com a Unius:

Optview, Cada Canto Gastronomia, Advanced e Texprima. 

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