A internet se tornou o principal canal de compras entre os brasileiros, tanto que segundo estudo realizado pela eBit, a tendência do mercado de e-commerces no Brasil poderá ter  um crescimento de até 15% em 2017! Pensando nisso e em como colocar a sua loja virtual dentro da estatística, é importante considerar quais estratégias de Marketing Digital para e-commerces serão utilizadas no seu projeto logo no planejamento que antecede o início da produção, pois dessa forma, a criação da sua loja virtual estará de acordo com as soluções e otimizações específicas para esse tipo de portal.

Ter uma loja on-line de sucesso vai além da plataforma que será utilizada ou a tecnologia escolhida no momento de implementação, pois também é preciso pensar em como impactar o seu público, transformar tráfego em vendas e oferecer a garantia de uma boa experiência para que seus clientes sempre retornem. Confira neste artigo as 5 soluções de marketing digital para e-commerces que a Unius separou especialmente para você e que contribuem diretamente com os resultados da sua loja virtual.

 

CRO – Custom Rate Optimization

É o conjunto de técnicas que otimiza as funções do seu e-commerce como botões, cores e disposição de informações. Através de testes A/B, é possível analisar quais modelos são mais atrativos para os seus clientes e quais são decisivos em sua intenção de compra e trabalhar melhorias contínuas em cima disso.

O trabalho de CRO precisa ser realizado por uma equipe técnica, pois as hipóteses que serão utilizadas nos testes A/B são definidas após a realização de testes de usabilidade, análise de dados, entrevistas com os seus leads etc. Toda e qualquer melhoria só é implementada após uma série de estudos, pois assim, é possível transformar o tráfego do seu e-commerce em vendas sem precisar do aumento do investimento em mídia.

No português claro, é garantir boas experiências para seus clientes de modo que eles sintam que a sua loja on-line é a melhor opção de compra, tanto nos serviços e produtos oferecidos, quanto na facilidade e praticidade de navegação.

 

AMP – Accelerated Mobile Page

É importante considerar que o seu e-commerce seja otimizado para dispositivos mobile, pois, segundo estudo da Criteo, as vendas por meio de celulares e tablets cresceram cerca de 70% em 2016.

A solução AMP, em sua tradução livre, ‘páginas aceleradas para dispositivos móveis’, é uma técnica de iniciativa do Google e colabora com uma navegação mais rápida das páginas de sua loja virtual nos dispositivos móveis, garantindo uma boa experiência para os seus usuários e aumentando as chances de conversão.

A implementação do AMP precisa ser no momento de programação do seu e-commerce, pois é necessário incluir as tags responsáveis pelo seu funcionamento. Ela se torna uma ótima solução se levarmos em conta principalmente a baixa qualidade da internet no Brasil, pois minimiza esse tipo de problema na vida dos usuários e aumenta as chances de sua indicação a terceiros e retorno à loja.

 

Remarketing

Provavelmente você já entrou em algum e-commerce de calçados e foi seguido por seus anúncios em praticamente todos os sites que você entrou depois. Pode até parecer chato, mas essa tática, chamada de Remarketing, é uma das que mais funciona na estratégia de Marketing Digital para e-commerces.

O remarketing é uma ferramenta do Google AdWords que funciona da seguinte forma: a partir de uma segmentação do público-alvo, você consegue acompanhar os visitantes do seu site através de um cookie que se instala na máquina dele, de acordo com o que ele procurou por lá.

Então, por exemplo, se você vende tênis e o seu cliente entrou na página de uma marca ou modelo específico, por meio deste cookie aparecerão para ele anúncios em uma lista de sites e blogs parceiros e que sejam do mesmo segmento, com o produto que ele demonstrou interesse. Essa técnica se torna muito assertiva, pois o impacta exatamente com aquilo que ele deseja comprar e com apenas um clique ele pode ser redirecionado já para o carrinho de compras.

 

Régua de e-mail marketing

Uma régua de e-mail marketing é como se fosse um cronograma que determina quais e-mails serão enviados para o seu lead de acordo com o a etapa do funil de vendas que ele se encontra, possibilitando o relacionamento constantemente com seu cliente.

Agradecimento pelo contato: o e-mail leva a mensagem de agradecimento pelo cadastro do seu cliente que aceita receber o newsletter do seu site. Esse é o primeiro contato direto com ele, então, uma mensagem que visa o relacionamento é a primeira boa intenção que a sua empresa pode causar.do seu cliente no banco de dados do seu site, considerando tro de newsr

Produtos visitados ou carrinho abandonado: é quando o seu cliente visita páginas de produtos específicos ou coloca alguns produtos no carrinho de compras e não efetua o pagamento. Através dessas informações você consegue disparar e-mails que contenham esse mesmo produto com desconto, oferta ou apenas relembrando que ele pode finalizar a compra quando quiser.

Ofertas: e-mails que ofertam uma lista de produtos selecionados com descontos, cupons ou condições especiais.

Pós-venda: acompanhar o seu cliente após a compra é muito importante, pois mostra que a empresa estará sempre disponível caso qualquer problema venha acontecer. Passar os canais de contato da empresa como redes sociais, chats on-line e telefone para o SAC também garantem uma boa experiência e contribui para que ele volte a comprar em seu e-commerce.

Aniversário: você pode agrupar os seus leads em uma lista de acordo com o mês que ele nasceu e disparar e-mails de aniversários mensalmente com felicitações, descontos, cupons etc, colaborando com o relacionamento entre ele e a sua empresa.

 

Chat On-line

Já que a sua loja é virtual, nada melhor do que disponibilizar ao seu cliente um canal direto para que ele possa entrar em contato com a sua empresa, tirar dúvidas sobre seus produtos e serviços, acompanhar o seu pedido ou fazer colocações no ato da compra.

Outro grande benefício que o chat on-line oferece é a possibilidade de o seu cliente entrar em contato sem precisar sair da sua loja on-line, dando chances para que ele tire todas as dúvidas em tempo real e efetue a compra na mesma hora. Com a colaboração de uma equipe de atendentes e vendedores capacitados para todos os tipos de situações, o chat on-line torna-se mais uma opção para garantir a conversão final e de se aproximar do seu cliente.

 

Viu a importância de trabalhar o Marketing Digital para e-commerces? Hoje em dia, existem diversos recursos específicos para as lojas on-line lucrarem mais sem, necessariamente, aumentar o valor do investimento em mídia, basta contratar uma empresa especializada para que ela solucione todos os problemas e indique oportunidades que possam contribuir com o sucesso do seu e-commerce. A Agência Unius tem a solução que você precisa, venha tomar um café conosco e entender melhor como o Marketing Digital pode contribuir com os resultados da sua loja on-line!