O maior desafio dos programadores e desenvolvedores de aplicativo não é só criar um aplicativo funcional, criativo e que atenda às expectativas. O principal desafio desses profissionais é fazer com que o aplicativo seja baixado e instalado pelos usuários, e consequentemente, aumentar os downloads do seu aplicativo de forma recorrente.
Para que as pessoas fazem o download do seu aplicativo e o mantenham instalado é preciso ter estratégias claras e eficientes.
Se você ainda não tem, não se preocupe. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a aumentar os downloads do seu aplicativo e conquistar cada vez mais novos usuários!

1. Estude e implante estratégias de ASO

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ASO – App Store Optimization  é considerado uma técnica de marketing digital que tem como objetivo posicionar melhor os aplicativos no ranking de busca da App Store (iOS), Play Store (Android), Marketplace (Windows), entre outras lojas virtuais de aplicativos e mídia. Essa é uma estratégia pouco praticada no Brasil atualmente, tendo em vista que as lojas de aplicativos não divulgam informações sobre os critérios de ranqueamento, porém, muitas empresas já perceberam o poder de potencialização de resultados dessa estratégia e direcionaram parte de seu tempo e investimento à ela.
Tendo seu aplicativo bem posicionado na lista disposta pelas lojas, a probabilidade do usuário realizar o download cresce consideravelmente. Além de que, caso o download não chegue a se concretizar, estando entre os primeiros, com certeza o usuário pelo menos leu o nome do seu aplicativo, não é?

2. Capriche na descrição

Uma das principais formas de aumentar os downloads do seu aplicativo é focar na descrição dele!
Antes de iniciar o download é bem provável que o usuário dedique um tempo à leitura da descrição do aplicativo para verificar se realmente aquele serviço corresponderá às suas expectativas e principalmente, para confirmar se ele traz exatamente o que ele está procurando.
No momento de compor a descrição do seu aplicativo, capriche e dedique um tempo especial só pra isso. Inclua screenshots sobre o funcionamento e as interfaces do aplicativo. Descreva o funcionamento e a usabilidade, use ícones de alta resolução para atrair a atenção do usuário para o seu aplicativo.
Crie um texto apelativo e criativo, mas baseado na verdade. Não tente incrementar o texto com atribuições ou qualificações que seu aplicativo não possui, porque se assim fizer, pode até ser que você aumente o número de downloads do seu aplicativo, mas provavelmente quando o usuário iniciar o serviço do app perceberá que a descrição não foi fiel ao serviço oferecido, aí então, pode ser que seu aplicativo acabe na lista dos desinstalados.

3. Divulgue nas Redes Sociais

Modern Keyboard With Colored Social Network Buttons.

Há quem subestime o poder de alcance das redes sociais. Há também quem desacredite do seu poder de segmentação, mas um fato é: tudo que acontece de importante no mundo (seja o mundo da moda, tecnologia, política, esporte, etc) está noticiado e devidamente publicado nas redes sociais. Óbvio, não são todas as pessoas que tem acesso às mesmas informações, isso depende de seus interesses particulares e dos assuntos que desejam acompanhar.
Supondo que seu aplicativo é sobre dicas e treinos de academia, provavelmente o público que se interessará em realizar o download do seu aplicativo está seguindo páginas de treinos e academia no Facebook, postando fotos de seus treinos no Instagram, comentando com hashtags no Twitter, etc.
Use as campanhas em redes sociais como um grande aliado para sua de divulgação. Tenha extremamente estruturado quem é seu público, quais são as suas pernas e em quais redes sociais elas estão presentes. Tendo isso alinhado, você será capaz de desenvolver uma comunicação compatível com a de seu público e poderá usá-la no canal e veículo em que eles estão inseridos.
Monte suas campanhas prezando pela particularidade de cada rede social, inclua o link para download do aplicativo e sempre tenha suas estratégias sincronizadas, mesclando os anúncios você poderá aumentar o número de downloads do seu aplicativo!

4. Preocupe-se com a experiência do usuário (UX)

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A experiência do usuário ao utilizar seu aplicativo deve ser a melhor possível, caso contrário, por mais completo que ele seja, acabará sendo excluído dos smartphones do seu público.
Entregando uma boa experiência para o usuário, você terá o retorno refletido no número de downloads do seu aplicativo.
A melhor maneira de prezar pela experiência do usuário e garantir que ela seja proveitosa, é aplicando conceitos de UX Design. O UX Design é uma nova área da comunicação que abrange todos os aspectos que os usuários têm em relação à interação.
Considerando que aplicativos e interação tem tudo a ver, a experiência do usuário é algo para ser levado realmente a sério. Experimente colocá-la em prática e veja o resultado no aumento de downloads do seu App!

5. Use o cartão de visitas a seu favor!

Você deve estar se perguntando qual é a relação entre aumentar os downloads do seu aplicativo e utilizar seu cartão de visitas. É fato que a tecnologia digital facilitou muito nossa forma de comunicação, mas ainda é bastante comum agendarmos reunião com clientes, futuros clientes e outras empresas. Considerando as reuniões presenciais e os eventos que envolvem networking, comumente entregamos nossos cartões de visitas e recebemos outros em troca. O objetivo é criar um vínculo para contatos e até mesmo parcerias futuras. Então, por que não incluir o link para download em seu cartão de visitas? O mesmo se aplica a outros itens, como por exemplo, panfleto de divulgação, folder, etc.
Ah, sua empresa ainda não possui a parte de papelaria? Não se preocupe, a Unius ajuda você!

6. Conceda benefícios aos usuários do App

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Caso você possua um site e um aplicativo, por exemplo, pode conceder descontos especiais para o usuário que finalizar a compra através da plataforma mobile. Forneça descontos, cupons promocionais ou cartões fidelidade que serão um benefício exclusivo do usuário do aplicativo. Você precisa incentivar as pessoas a migrarem para o seu aplicativo também, mostrar suas vantagens e sua comodidade.
Publique em seu site e redes sociais que as promoções são válidas apenas para usuários do App, divulgue os benefícios de baixar e utilizar seu aplicativo!

7. Não se esqueça das estatísticas

É realmente muito importante saber qual o número de downloads do seu aplicativo e trabalhar para que esse número só aumente, mas, tão importante quanto isso é conhecer o público que realiza o download. Procure saber também como, quando, onde e por quem seu aplicativo é usado.
Realize constantes análises para entender o comportamento dos seus usuários, o que eles apreciam no aplicativo, o que acrescentariam, e principalmente, o que leva um usuário a desinstalar o seu aplicativo. Leia os feedbacks dados pelo seu público, preocupe-se com as suas opiniões e críticas, adeque-se às exigências do seu público, essa é a melhor maneira de aumentar os downloads do seu aplicativo.