Planejamento é tudo que deve anteceder uma ação importante. Para uma organização ou empresa, planejamento estratégico significa definir um método eficaz para utilização dos recursos disponíveis visando atingir determinado objetivo.
Possuir uma estratégia planejada e bem implementada, significa uma estruturação de planos e processos, otimização de tempo, e consequentemente, minimização das chances de erro.
Se você pretende iniciar agora o planejamento estratégico da sua empresa, ou se acha que ele precisa ser revisto, veja os 7 passos que separamos para te ajudar:

  1. Defina seu público-alvo
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Antes de iniciar qualquer estratégia ou planejamento, é muito importante definir e alinhar quem é seu público-alvo, ou seja, definir o mercado que você vai atuar e qual será a proposta de valor do seu negócio.
Estude seu público-alvo e sua relação com o mercado. Saiba quem são seus potenciais clientes, estude os segmentos, os canais em que estão imersos e seu fluxo de compras. Analise como a sua concorrência se porta no mercado, quais são os principais investimentos e os principais canais abordados.
Para a criação de um planejamento estratégico eficiente, você precisa ser coerente com a realidade do mercado, é muito importante que se tenha bem alinhado os segmentos de clientes, recursos disponíveis, características e diferencias do seu produto ou serviço e os benefícios que ele agrega.

  1. Defina os princípios da sua organização
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Após definir quem é seu target e como está estruturado o mercado, o próximo passo para a construção do planejamento estratégico é definir os princípios em que se baseiam sua organização, ou seja, o conjunto de características que representem a sua cultura organizacional. Esses princípios serão os diferenciadores e identificadores da sua empresa no mercado e frente a concorrência. O conjunto de princípios essenciais a uma organização é:

  • Missão: a missão representa o propósito do seu negócio, a razão da existência dele. É a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela pretende exercer.
  • Visão: a visão é a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo, e principalmente, como ela espera ser vista por todos.
  • Valores: valores são as convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta. São definidos como os princípios que guiam a vida da organização.
  1. Preocupe-se com a imprensa
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A construção de um bom relacionamento com os profissionais da empresa é essencial para o sucesso das ações do planejamento estratégico. Preocupe-se não só com os canais de publicidade off-line (televisão, rádio, mídia impressa, etc) como também com os canais digitais (redes sociais, google, etc). As redes sociais tornaram-se uma verdadeira extensão do site “Reclame Aqui”. Os clientes e usuários usam as redes sociais tanto para fazer elogios, como para fazer reclamações sobre as empresas.
Nesse caso, as redes sociais podem funcionar como um verdadeiro agente potencial para o seu planejamento estratégico, fazendo-a cair no gosto das pessoas e conquistando novos clientes, como também, pode significar graves problemas. No mundo digital os fatos e notícias tomam uma proporção arrasadora em questão de minutos, isso significa que se você não tiver profissionais monitorando e zelando pela imagem da sua empresa nas mídias, pode ser que seu planejamento estratégico vá por água abaixo! 

  1. Elabore seus objetivos e estratégias
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Elabore os objetivos que a sua empresa deseja atingir a curto, médio e longo prazo. Os objetivos devem ser sempre atingíveis e mensuráveis, além de serem coerentes com a realidade do seu negócio.
Na etapa do planejamento estratégico, é natural que ocorram algumas mudanças no decorrer do processo. Tudo o que se faz nessa etapa são testes, e somente através dos indicadores de desempenho é que você conseguirá medir o que realmente funcionou e o que precisa ser revisto.
Nesse caso, objetivo é o que você pretende alcançar numa fração de tempo, e estratégia é o caminho que você utilizará para atingir esse objetivo. Exemplo:

  • Objetivo: dobrar meu faturamento mensal
  • Estratégia: investimento em redes sociais, criação de um evento de divulgação e campanhas no Google AdWords.

Trace seus objetivos e estratégias e coloque-os em prática. Acompanhe os indicadores e faça as alterações que forem necessárias. Faça ajustes nas suas estratégias, e às vezes, faça ajustes nos seus objetivos também. Adéque-os a realidade atual do seu negócio e do mercado.

  1. Execute o Planejamento Estratégico 

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Com seus objetivos e estratégias bem alinhados e condizentes com a realidade do seu negócio, é hora de colocar em prática seu planejamento estratégico! Nessa etapa é importante a construção de um cronograma ou calendário de ações, algo que o ajude a ter controle sobre as datas de execução e prazos para mensurar resultados e rendimentos.
É de extrema importância que você faça a documentação de tudo o que for feito, todos os números que foram atingidos e o total de investimentos.

  1. Monitore e avalie os resultados
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Nessa fase percebemos a importância da documentação de todo o processo. Quando falamos de monitorar resultados, significa que vamos comparar nossas expectativas com a realidade que alcançamos. Somente através dos monitoramentos você conseguirá adequar as estratégias aos resultados reais. Novamente, cronogramas são uma boa opção para avaliar o andamento e rendimento dos planos que estão sendo postos em prática.
Quando falamos de objetivos a longo prazo, é natural que os números sofram diversas alterações no decorrer do tempo, por isso é sempre importante revisitar seus planejamentos de médio a longo prazo para adequar os números a realidade de progresso da empresa.

  1. Replaneje com frequência suas ações
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Replanejando suas ações de planejamento estratégico você pode perceber os benefícios agregados. Lembre-se que o mercado está em constante mudança, bem como seus clientes e compradores. O surgimento de novos produtos, mudanças na concorrência e as mais diversas mudanças no mercado obrigam as empresas a revisitarem constantemente seus planejamentos estratégicos e a revisão de seus objetivos, ações e estratégias.
Esse tipo de replanejamento garante que seu planejamento estratégico esteja sempre atualizado e progredindo no ritmo do mercado.

Inicie o planejamento estratégico da sua empresa e perceba os benefícios! Se atualize sempre, faça com que sua empresa acompanhe o ritmo do mercado.