Um aplicativo com realidade aumentada para troca de mensagens. Por que ninguém nunca pensou nisso antes? É genial. Afinal, a mensagem instantânea já faz parte do dia a dia das pessoas. A popularização desses aplicativos, como também dos dispositivos móveis e das redes móveis de dados, faz com que desenvolvedores e startups estejam focados em diferentes maneiras de incrementar este hábito, enchendo o mercado de novas ferramentas para que o bate papo virtual não caia na rotina.

Um exemplo é o Traces, novo aplicativo exclusivo para IOS que permite com que o usuário deixe mensagens virtuais registradas em locais reais por meio de um sistema baseado em realidade aumentada.

Como assim aplicativo com realidade aumentada?

O app é usado em casos em que você está em um lugar específico e quer deixar uma mensagem para amigos que estarão neste mesmo lugar depois de você. Para isso, abra o Traces em seu iPhone ou iPad, aponte a câmera para o local e registre a mensagem. A partir daí, uma notificação é enviada para seus amigos, que devem ir até o local para visualizar o conteúdo compartilhado por você.

O charme extra do programa é que as mensagens podem ser registradas em texto, em áudio ou em vídeo. Há também a possibilidade de definir um horário ou intervalo de tempo específico para que a mensagem seja exibida. Esta opção torna o aplicativo um prato cheio para brincadeiras de caça ao tesouro.

A ideia da Ripple Inc, desenvolvedora do Traces, é promover o compartilhamento de conteúdo e não a descoberta de lugares ou pessoas. Desta forma, por meio da interação social no aplicativo, ele aproximará as interações dos mundos real e virtual. Isso porque o usuário poderá escolher o local para adicionar contexto à comunicação e encorajar seus amigos a irem até lá.

Praticidade

O aplicativo também pode ser utilizado para dar uma forcinha para que o usuário não se esqueça das tarefas do dia a dia. Um exemplo: nada como ser lembrado de que está faltando comida para o cachorro bem na hora em que estiver passando em frente ao petshop. Prático e eficiente.

O Traces ainda está em fase beta e restrito aos usuários da App Store do Reino Unido.