Dentre tantos aplicativos disponíveis na loja Android e iOS, como fazer para o seu aplicativo ser encontrado pelo usuário?
Assim como buscamos algum conteúdo ou site no Google, os usuários de iPhone e Smarphones também buscam aplicativos e serviços nas lojas. Os 20 primeiros aplicativos da lista tem mais de 50% dos downloads totais. Sabe o que isso significa?
Significa que a plataforma de busca muda, mas os hábitos não. Ou seja, quando um usuário realiza uma busca no Google, a probabilidade de ele continuar sua pesquisa na segunda página é muito baixa, o mesmo acontece com o usuário que busca aplicativos.
Tratando-se da pesquisa através do Google, as empresas utilizam a estratégia de SEO para melhorar seu posicionamento e colocar-se entre os primeiros. Quando falamos de aplicativos móveis, a estratégia é similar. Chamamos de ASO!

O que é ASO?

ASO – App Store Optimization é considerado uma técnica de marketing digital que tem como objetivo posicionar melhor os aplicativos no ranking de busca da App Store (iOS), Play Store (Android), Marketplace (Windows), entre outras lojas virtuais de aplicativos e mídia.
O objetivo final é potencializar o número de downloads, afinal, um aplicativo só se torna relevante através de downloads, não é?

Por que o App Store Optimization é importante?           

De acordo com a Forrester, 63% dos aplicativos são descobertos através da pesquisa de aplicativos nas lojas. Isso faz da pesquisa o método mais utilizado para descobrir e baixar aplicativos.
Ou seja, se o seu aplicativo não aparecer na seleta lista de 20 sugestões, você está correndo o risco de perder muitos downloads.
Apesar das técnicas de ASO estarem se popularizando, muitas empresas ainda não exploraram verdadeiramente seu potencial ou iniciaram investimentos nessa área, porém, dedicar algumas horas ao estudo e entendimento dessa técnica pode resultar em um diferencial competitivo importante, e principalmente, impactar diretamente seu usuário e aumentar as chances de download do seu app!

Como fazer a ASO – App Store Optimization?

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Cada loja de aplicativos tem regras próprias e pouco divulgadas sobre o que tem mais ou menos relevância para o rankeamento nas pesquisas de aplicativos, e assim como a otimização para o Google tem regras diferentes de SEO no Bing ou Yahoo, o ASO também possui características próprias que variam conforme a loja.
O mercado de mobile é bem dividido, então, quando falamos de trabalhar o ASO, não adianta trabalhar apenas na Play Store e desconsiderar a App Store, por exemplo, afinal, é habitual o lançamento do aplicativo em ambas as lojas.

Características da ASO na App Store

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Segundo o relatório divulgado pela NativeX os fatores a seguir são considerados os mais relevantes para a App Store:

Fatores Off-Page

  1. Click Throught Rate (CTR) – A taxa de cliques no aplicativo também é considerado um fator importante no momento de atribuir relevância a determinado aplicativo.
  2. Velocidade do Download – A velocidade como não está no controle total do desenvolvedor, é considerado um fator off-page. A Play Store privilegia aqueles apps que tem melhor performance nesse quesito.
  3. Total de Downloads – Cada vez que um aplicativo é baixado, a Play Store atribui mais relevância a ele. É a prova de que, se um aplicativo foi muito baixado, então, ele tem boa reputação e merece ser indicado.

Fatores On-Page

  1. Nome do Desenvolvedor – O nome do desenvolvedor traz grande relevância e faz a diferença. Para desenvolvedores menores, pode gerar um bom impacto se fizerem a inclusão do foco da empresa ao lado do nome.
  2. Palavras-chave – A App Store leva em consideração as palavras-chave e é possível inseri-las no momento do cadastro do aplicativo. São permitidos até 100 caracteres para definir as palavras-chave, por isso, realize um estudo prévio para a melhor escolha possível.
  3. Nome do Aplicativo – O nome do aplicativo tem um impacto alto sobre a exibição. É importante que o nome esteja relacionado ao serviço, por exemplo, um app de lanterna se for chamado de “lanterna” tem grandes possibilidades de ser encontrado.

Confira a lista de todos os fatores que impactam na otimização na App Store

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Também segundo o relatório da NativeX, vários fatores de maior impacto de ASO na App Store são fatores on-page, o que pode deixar os desenvolvedores felizes!

Características da ASO na Play Store

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A Play Store é a maior loja de aplicativos do mundo! Se destacar entre os mais de 2 milhões de aplicativos disponíveis é uma tarefa e tanto!

Segundo o relatório divulgado pela NativeX, os fatores mais relevantes na Play Store são:

Fatores Off-Page

Nome do Desenvolvedor – O nome do desenvolvedor traz grande relevância e faz a diferença. Para desenvolvedores menores, pode gerar um bom impacto se fizerem a inclusão do foco da empresa ao lado do nome.

  1. Geosignal – A localização do usuário é um fator bem relevante para a Play Store, conforme o país de origem do desenvolvedor, idioma, etc.
  2. Backlines – Os links externos impactam diretamente na interpretação de relevância de um aplicativo na Play Store.
  3. Social Media Ranking – Um aplicativo popular nas redes sociais também se sai melhor na Play Store, principalmente tratando-se do Google+ e Facebook.
  4. Sales – Quanto mais um aplicativo vende, significa que mais relevante ele é.
  5. Nome do Desenvolvedor – Assim como a App Store, a Play Store também valoriza muito o nome do desenvolver para considerar rankiamento
  6. Total de Downloads – Cada vez que um aplicativo é baixado, a Play Store bonifica-o com relevância.

Fatores On-page

  1. Descrição do Aplicativo – Existe a possibilidade de inserir palavras-chave na descrição do aplicativo. É importante ressaltar as características do aplicativo e direcionar o público. A descrição precisa ser concisa e destacar as palavras-chave previamente planejadas e estudadas.
  2. Nome do Aplicativo – O nome do aplicativo tem um impacto alto sobre a exibição. É importante que o nome esteja relacionado ao serviço, por exemplo, um app de lanterna se for chamado de “lanterna” tem grandes possibilidades de ser encontrado.

Confira a lista de todos os fatores que impactam na otimização na Play Store

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Como a ASO ainda é bem recente, muitos não encontram conteúdos em português. A escassez de dados oficiais e informações confusas por parte das lojas de aplicativos também dificulta o trabalho dos desenvolvedores na corrida pelas primeiras posições.

Por isso, indicamos a realização de testes A/B para para ir ajustando e otimizando seus resultados.

Dicas Importantes:

  1. Antes de focar seus esforços em técnicas de ASO para ganhar downloads, certifique-se que seu aplicativo está funcionando corretamente, sem bugs e com uma boa usabilidade.
  2. Se atente a velocidade de download, instalação e iniciação do seu aplicativo. O usuário de smartphone é pouco paciente, qualquer acréscimo de segundos pode fazer com que você perca o usuário, e consequentemente, o download.
  3. Não faça uso da compra de reviews e avaliações, porque assim como a Google penaliza essas práticas, as lojas de aplicativos podem penalizar também.
  4. Contrate uma empresa especialista em desenvolvimento de aplicativos que utilize as melhores práticas de desenvolvimento e usabilidade.

A Unius é especialista em desenvolvimento de aplicativos, seguindo os padrões de cada plataforma, fazemos toda a diferença.