Hoje em dia, no mundo corporativo, ter um site não basta. Quando uma pessoa ouve falar de uma empresa, a primeira coisa que ela faz para checar mais informações é procurá-la na internet. Por isso, um endereço online bem construído pode ser uma ferramenta útil para alavancar os negócios e atrair clientes. E não poupe esforços, capriche no site de sua empresa. É como se fosse um cartão de visita virtual.

À companhia cabe ter um site no qual o interessado ache todas as informações que procura, de preferência sem muito esforço. Para que isso aconteça, os dados primordiais devem aparecer diretamente na página inicial, sem que seja necessário acessar outros links para encontrá-los.

Aproveite a home para explicar o que é a empresa. Comece com um breve descritivo, de uma ou duas linhas, que contenha o que ela faz e como se posiciona no mercado em que atua. A partir deste resumo, entre em detalhes. Qual é a sua história? Quais são os seus objetivos de negócios? Qual é a sua missão? Quem é o seu público-alvo?

Em seguida, foque naquilo que você oferece. Ou seja, descreva em detalhes seus produtos e serviços, sempre enfatizando os diferenciais em relação a concorrentes, para que a pessoa que está lendo tenha certeza de que sua empresa é a opção ideal para o que ela procura.

Por último, certifique-se de que todos os meios de contato (telefone, email, endereço, mapa de localização) que podem levar os interessados à sua empresa estejam por lá, em local de fácil visualização. Além de simplificar o acesso de prospects a informações fundamentais, estes cuidados farão com que os mecanismos de busca encontrem sua empresa sem dificuldades.

Tenha em mente que tudo isso deve ser oferecido ao visitante de forma objetiva. Informações desnecessárias, um layout carregado e músicas e vídeos que começam a tocar e rodar sem que o usuário opte por isso podem fazer com que ele desista da visita e, por consequência, de procurar os serviços de sua empresa. Para que isso não aconteça, foque no mais importante, como já ressaltamos acima: oferecer as informações básicas com fácil acesso, sem complicações.

Outras informações – Existem também outros dados que podem gerar interesse de quem quer conhecer mais sobre a sua empresa e que valem ser incluídos em diferentes páginas no seu site, de forma organizada e clara:

  1. Carteira de clientes: liste seus principais clientes e, caso seja interessante, apresente cases de sucesso com alguns deles, sempre destacando os benefícios que seus serviços geraram para o negócio da empresa (economia, incremento de negócios etc). Desta forma, mostre aos visitantes que grandes companhias já obtiveram êxito ao usar os seus produtos e atice o interesse deles para tentar também.
  2. Depoimentos: você conhece seus clientes e sabe quais deles estão mais satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela sua empresa. Converse com eles e peça para que eles escrevam depoimentos sobre sua companhia e como seus produtos impulsionaram seu negócio, também destacando os benefícios gerados.
  3. Blog: além de ajudar no Search Engine Optimization (SEO), ter um blog permite ao cliente e prospect acompanhar sua empresa e o mercado em que atua.
  4. Links para outras mídias sociais: se você criou perfis corporativos para sua companhia em redes sociais, não se esqueça de incluir no site links que levem a eles.
  5. Chat online: é uma forma de mostrar que sua empresa está sempre disponível para atender interessados e esclarecer dúvidas, da melhor forma possível.
  6. Carreira: caso exista uma grande demanda pela contratação de novos profissionais na sua companhia, crie uma área para que interessados possam cadastrar seus currículos. Isso pode ser útil para você também.
  7. Equipe: caso ache interessante mostrar quem é a sua equipe, disponibilize estas informações em um link que não fique na principal área do site. O rodapé, por exemplo, é uma boa opção.

Em relação ao layout do site de sua empresa, esteja atento para que ele siga a identidade visual da empresa. Desta forma, a pessoa não terá dúvidas de que está no endereço eletrônico correto. Não se esqueça da importância de proporcionar uma navegação fácil a até mesmo prazerosa. Para isso, capriche na localização e na funcionalidade do menu, e nas cores e fontes escolhidas.

Com o acesso à internet cada vez maior em tablets e celular, é fundamental preocupar-se também com o tamanho e a resolução de telas. Vale pesquisar sobre diferentes modelos de layout e como eles se adaptarão ao seu projeto e a diferentes opções de acesso e dispositivos.