Como aparecer nas primeiras posições do Google, com certeza é um questionamento que muitas pessoas já fizeram. A verdade é que não existe nenhum segredo sobre como se posicionar nos primeiros lugares das páginas de busca do Google. Existem dois tipos de resultados quando realizamos uma busca no Google:

  1. Resultados de busca orgânica
  2. Resultados de busca paga – Google AdWords

Pesquisas recentes mostraram que 75% dos usuários não passam da primeira página do mecanismo de busca, ou seja, se a sua empresa não estiver na primeira página, existe uma grande possibilidade dela nem ser vista pelo usuário. Porém, ao contrário do que muitos imaginam, aparecer nas primeiras posições do Google não garante o clique em seu site, você precisa trabalhar as páginas do seu site para manter uma Meta Description atrativa que convide-o a clicar.

O que é Meta Description?

Meta Description nada mais é do que uma tag de marcação onde podemos visualizar um breve resumo sobre o site ou uma página. Além de ser importante para o usuário saber do que se trata, é de extrema importância no que diz respeito a relevância nos resultados de busca. O mecanismo de busca lê essa informação e exibe o resultado quando entender que esse pequeno resumo é relevante ao termo que foi pesquisado.

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Ou seja, você deve caprichar na meta description tanto para aumentar suas chances de aparecer nas primeiras posições do Google, como também para aumentar suas chances de receber o esperado clique do usuário. Conheça 7 dicas para criar uma boa Meta Description:

  1. Descreva honestamente o conteúdo – não tente enganar o usuário, o importante é ser persuasivo, mas também informativo.
  2. 153 Caracteres – O recomendado é que a meta description não ultrapasse 153 caracteres. Quando isso acontecer, o mecanismo de busca “corta” a descrição e inclui as famosas reticências (…) podendo deixar o conteúdo sem sentido.
  3. Criatividade e Persuasão – a sua meta description deve ser criativa e persuasiva, o objetivo final é sempre conquistar o interesse e o clique do usuário.
  4. Inclusão de Palavras Chave – a meta description não é considerada um fator de rankeamento propriamente dito, mas você pode (e deve) fazer o uso de palavras chave, facilitando o fator de identificação do usuário.
  5. Teste – realize testes com descrições diferentes e faça as comparações, verifique qual apresentou mais resultado e tente descobrir o porquê, assim você pode aprimorar suas campanhas

Como aparecer nos primeiros resultados de busca orgânica da Google?

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Existem diversos fatores que são considerados quando o algoritmo da Google faz o rankeamento de sites nas páginas de resultado de busca. Esse trabalho de otimização de site é denominado SEO – Search Engine Optimization.

O SEO é um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas primeiras páginas dos resultados orgânicos e fazer o site aparecer nas primeiras posições do Google.
Entre as metodologias de SEO, podemos dividi-las em duas frentes: fatores On-page e Off-page.

Fatores On-page: técnicas que visam alterar e melhorar aspectos internos do site, como:

  1. Títulos de páginas
  2. URL de arquivos
  3. Meta tags – principalmente a Meta Description
  4. Conteúdo do site
  5. Atributos de imagens

Fatores Off-page – Link Buildingtécnicas que visam alterar e melhorar aspectos externos do site, como:

  1. Quantidade de links externos
  2. Qualidade desses links externos
  3. Texto âncora de links externos

Quando falamos de SEO, podemos dizer que o conteúdo reina. Entre as mais diversas técnicas que podemos empregar para alcançar as primeiras posições, a produção de conteúdo é, de longe, a mais eficaz.

Como a produção de conteúdo me ajuda a aparecer nas primeiras posições?

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Durante muito tempo a Google vem realizando estudos que visam trazer a melhor experiência possível para o usuário no que diz respeito às buscas.
A Google faz a lista de rankeamento orgânico com base nos sites que considera relevantes, ou seja, sites que são recomendados, acessados e que apresentam conteúdos relevantes, seguros e de autoridade. Esse rankeamento, entre outros fatores, se deve principalmente ao uso de palavras-chave nos conteúdos do site. Veja algumas dicas para iniciar a produção de conteúdo em seu site:

  1. Tenha bem definido quem são as suas personas
    Ou seja, a qual público o conteúdo será direcionado. Essa informação é importante principalmente para que você faça a adequação de linguagem e canais.
  2. Pesquise como seu usuário pesquisaria
    Coloque-se no lugar do seu público e pense quais as possíveis dúvidas que eles têm, quais conteúdos eles achariam interessantes, e principalmente, como eles realizam a busca por essas informações no Google
  3. Estude as palavras-chave relevantes ao seu segmento
    Pesquise quais são as principais palavras-chave do seu segmento, ou seja, quais as palavras mais usadas para encontrar o produto ou serviço que você oferece. Pesquise as variações dessas palavras e as diferentes formas que elas podem ser empregadas numa frase.
  4. Produza conteúdos de qualidade
    Produza conteúdos que sejam relevantes ao seu usuário, tanto em seu site, como em seu blog. Conteúdo de qualidade não está ligado ao número de caracteres, mas esse é um fator importante. Faça conteúdos com informações completas, dê dicas, curiosidades, informe e cultive seu leitor.
  5. Divulgue seu conteúdo
    Faça a divulgação do seu conteúdo nos canais que estiverem disponíveis. Você pode usar o Facebook, LinkedIn, Instagram, Google Plus, criar um blog, e-mail marketing, etc. Escolha a ferramenta que for mais relevante ao seu público e divulgue seu conteúdo.

Realmente, não existe segredo ou uma sequência de passos exata para aparecer nas primeiras posições do Google, mas se você passar a pensar como seu usuário, estará um passo à frente.
Coloque-se no lugar do seu público, pense no que eles gostariam de ler, o que gostariam de saber, como realizam suas buscas. Produza conteúdos de qualidade voltados a essas pessoas, faça o estudo de palavras-chave e aperfeiçoe seus conteúdos.
Tenha em mente que o SEO é um trabalho de médio a longo prazo que requer atenção e trabalho constantes.

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