Se aproximar de seu público de forma assertiva é uma tarefa árdua e que, dependendo do segmento da sua empresa, estratégias de marketing tradicionais não serão suficientes. Nos dias de hoje com tantos anúncios e propagandas pipocando na tela dos seus consumidores, diferenciar-se é essencial e pode se tornar possível após definir a persona do seu negócio.

A partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” escrito por de Brian Halligan e Dharmesh Shah, as técnicas de Inbound Marketing ganharam popularidade entre grande parte das empresas, pois tem como objetivo atrair o público do seu portal de forma voluntária e espontânea.

Para garantir o bom desempenho da sua estratégia de Inbound Marketing você precisa saber quem é a sua persona, como ela se comporta e do que ela precisa. Definindo isso, você consegue direcionar conteúdos específicos e mais atrativos, passando por um funil de relacionamento e o tornando enfim, um lead qualificado.

Mas para assegurar um bom direcionamento de conteúdo, é importante definir a persona do seu negócio, que é a personificação do seu público-alvo, baseando-se nas informações demográficas e pessoais como gostos, interesses, comportamentos positivos e negativos, objetivos, preocupações, etc.

definir a persona

Mas afinal, como posso definir a persona?

 

Passo 1: Entenda o seu cliente

É preciso realizar um estudo sobre os seus clientes e entender como eles se comportam. Alguns aspectos são essenciais para essa definição e a Unius, como uma agência especializada em Inbound Marketing, levanta informações básicas do seu público-alvo afim de conhecê-lo antes da formulação da persona, entre elas:

  • Qual sua idade e gênero?
  • Qual seu cargo de trabalho?
  • Por onde ela se comunica?
  • Quais atividades exerce?
  • Quais assuntos são de seu interesse?
  • Quais são seus desafios e objetivos?
  • Seus principais problemas e dificuldades?
  • Como ele enxerga o seu produto?
  • Alguém influencia suas decisões?

 

Passo 2: Análise

Após a captação dos dados, é preciso analisar todas as informações e encontrar as características que mais se repetem entre o seu público-alvo. Dessa forma, a assertividade na definição da sua persona está garantida.

 

Passo 3: Definir a persona

Vamos humanizar o seu consumidor com nome, características, personalidade e interesses. Isso contribui diretamente com a sugestão de pautas e conteúdos relevantes que serão oferecidos. Algumas definições são essenciais, como:

  • Nome
  • Idade
  • Sexo
  • Ramo profissional
  • Cargo de trabalho
  • Meios de comunicação
  • Seus interesses e objetivos
  • Seus problemas e desafios

Ao contrário da definição do público-alvo que abrange amplamente uma parcela da sociedade com potencial de conversão, a persona é a sua chance real de conversão. Definindo um nome e suas características você consegue planejar, de acordo com os serviços oferecidos, o que oferecer a cada uma delas. Porém quanto maior a quantidade, mais chances de impactar no foco da sua campanha.

 

Passo 4: Estruturar os conteúdos

Após a definir a persona, você pode começar a estruturar os conteúdos que serão oferecidos a ela de acordo com seus interesses e meios de comunicação utilizados. Alguns exemplos das técnicas utilizadas na estratégia de Inbound Marketing são: textos de blogs, relacionamento nas mídias sociais, landing pages oferecendo e-books, e-mail marketing para base segmentada, entre outras ações que são possíveis realizar.

São informações valiosíssimas que revelam muito sobre o comportamento do seu consumidor que podem gerar insights para os próximos passos e ser usadas como captação de novos leads.

Por ser um trabalho complexo e que requer um estudo específico, é importante a contratação de um especialista na área que, além de definir a persona do seu negócio de forma assertiva, terá o know how para efetuar o melhor plano de ação a partir das técnicas de Inbound Marketing.

A Unius como agência especializada oferece suporte para todas as etapas da sua campanha e garante que sua preocupação seja apenas com o que realmente lhe interessa: o seu negócio.

Vem tomar um cafezinho com a gente e saber mais sobre Inbound Marketing!