Antes de qualquer coisa é importante entender a diferença entre Redes Sociais, Mídias Sociais.
Nossa rede social é formada pela pessoas que fazem parte do nosso universo de relacionamento e neste caso é importante ressaltar a palavra “Pessoas” e mais pra frente vocês vão entender o porquê.

Mídias Sociais são os canais, as plataformas ou mesmo as ferramentas que usamos para nos comunicar com as pessoas da nossa rede social e algumas das mais usadas hoje em dia: Facebook, Google Plus, Youtube, Twitter, Instagram, Pinterest e mais um universo de plataformas que permitem que pessoas de uma rede social interaja ativamente e muitas vezes possibilita a amizade e o acompanhamento cotidiano de pessoas em locais extremamente distantes.

Existem muitas ferramentas que nem são tão conhecidas por serem altamente qualificadas dentro de um universo de afins, pessoas que compartilham conhecimentos, experiências e interações dentro de um determinado nicho. São as mídias sociais segmentadas.

Agora voltando ao porquê de ressaltar a palavra “Pessoas”….
Seja qual for a ferramenta escolhida para usarmos nas nossas interações é muito importante entender que estamos falando com pessoas, mesmo que usando uma fanpage do facebook devemos respeitar e entender as pessoas que fazem parte da Rede que formamos.

Hoje no trabalho definindo estratégias de Marketing nas redes sociais e cada vez mais percebo que não tem como otimizar esses planejamento e principalmente o monitoramento tem que ser feito constantemente e diariamente, justamente por que estamos usando um canal que nos permite falar e ouvir diretamente com pessoas e elas tem as suas individualidades e reações particulares, deferente das mídias de massa como TVs, Rádios, Jornais e Revistas.

A inteligência do Marketing Digital está acima de aprender as ferramentas, exige um conhecimento e pesquisa muito maior das pessoas que frequentam o universo que estaremos operando do que da própria ferramenta que escolhemos para trabalhar.

Mesmo assim, vou deixar a seguir algumas dicas de como montar uma boa estratégia para as Redes Sociais.

Definição de objetivos

Seguindo o conceito SMART, teremos que estabelecer objetivos que sejam:

Específico

Especificar o seu objetivo na Rede Social escolhida de forma Clara e objetiva.

Mensurável

Mensure o seu objetivo, não simplesmente dentro da rede, mas em números claros de o que estas ações irão trazer de retorno (ROI) para o seu site, por exemplo: aumento de X% nas vendas.

Alcançável

É importante montar um planejamento com métricas crescentes e coerente com a realidade do investimento.

Realista

Após estabelecer um objetivo claro, mensurável e alcançável é necessário avaliar se é um resultado realista para o cliente e é neste momento de estudo da realidade do cliente, que definimos o prazo. Não adianta aumentar em 50% as vendas se a logística de entrega não vai dar conta.

Definido no tempo

Depois de todas a definições anteriores devemos definir o tempo que trabalharemos para alcançar o objetivo estipulado.

Os objetivos podem ser relacionados a rentabilidade, ao promocional, crescimento do mercado, branding, otimização nos buscadores. Não é simplesmente o aumento de fãs de sua página que garantem que o seu objetivo seja alcançado, o planejamento é muito mais complexo que isso.

Após a definição do objetivo precisamos definir o plano de ações, ou seja: o que será feito e de que forma será feito.
Avaliar o posicionamento da empresa no mercado hoje, levando em consideração as ações e números do histórico todo até o momento atual nas ações internas e externas. A análise SWOT continua valendo para o marketing digital.

Definições básicas do público alvo serão possíveis estudando e avaliando o Mapeamento, Segmento e Posicionamento serão fundamentais.

Definição das ferramentas. Entender as principais características de cada Ferramenta: Twitter, facebook, google plus, youtube,…

Definir como será o relacionamento e as interações, avalie os conteúdos e retornos e principalmente quem será responsável por cada ação:

  • Inclusão de novos conteúdos
  • Avaliação das interações
  • Resposta dos Feedbacks
  • Respostas Negativas – É muito importante estar preparado para este momento, estamos abrindo um canal com liberdade de expressão.

Avaliação e relatórios periódicos detalhados são imprescindíveis para o sucesso do planejamento.