A Grande Febre dos sites de Compras Coletivas já não está tão quente assim, já que dezenas deles deixaram de existir segundo números levantados em reportagem publicada em um grande veiculo de comunicação. No fim do ano passado havia cerca de 1.200 em operação no país, mas atualmente em torno de 20% deles já sumiram do mapa, como mostra a reportagem que leva o link no final deste artigo.

E Por Que Isso está acontecendo com os sites de compras coletiva?

É tentador ver tantas ofertas disponíveis e isso naturalmente fez com que esta nova ferramenta de compra aumentasse muito, porém as pessoas esquecem que alguns cuidados precisam ser tomados, por isso levantamos algumas dicas:

Quando iniciamos um site de compras on-line, seja um e-commerce ou um site de compras coletivas, vários cuidados devem ser tomados e muitos detalhes devem ser contratados.

A Ferramenta

Existe no mercado, várias ferramentas de compras coletivas, com preços muito baixos e isso viabiliza a iniciativa de muita gente, mas a pergunta é: “Será que só isso é suficiente?

Estes sites são padronizados, não tem muita flexibilidade e tem até um alto grau de complexidade de programação, isso quer dizer que será necessário contratar no mínimo um programador e um designer, já que o seu site deverá ter a sua identidade visual.

Visual

Criar um logotipo e uma identidade visual interessante e personalizado exige a contratação de um bom designer. É justamente este profissional que irá trazer o olhar profissional das cores, layout e aparência do seu projeto. Visualmente falando, ele é o responsável por separar o seu projeto do mar de projetos amadores.

Infraestrutura

É necessário contratar uma hospedagem que tenha condições de suportar o acesso que você deseja atingir, além de ter uma velocidade boa de resposta para o cliente final e estabilidade para o servidor não sair do ar.

Sistema de Pagamento

A contratação do sistema de pagamento pode variar muito nos valores de taxas e porcentagens, além de apresentarem alguns problemas de resposta de aprovação.

Sistema de Segurança

Caso você não venha a usar um sistema de pagamento pronto e prefira contratar cada bandeira individualmente, terá que contratar também um sistema de segurança e de intermediação para gerar relatórios de movimentação.

Sistema de Disparo de E-Mails

É muito importante ter um bom relatório de entrega dos e-mails, cliques, indicações, solicitação de remoção, entre muitos outros.

Base de Dados

Não se deve comprar uma base de dados para não ter problemas com Spam e até mesmo bloqueio do seu site. A Estratégia de email marketing na captação “opt-in” deve ser conquistada e para isso o ideal é contratar também uma agência de marketing digital que possa elaborar um bom planejamento de marketing.

Administrativo

São muitas entradas diariamente e muitos relatórios para serem gerados, por tanto, é necessário ter uma pessoa competente e exclusiva para esta função.

Comercial

O grande segredo é a OFERTA, esta deve ser buscada com muito cuidado e muita atenção, é complicado trabalhar com poucas pessoas no comercial. Um bom treinamento, muito incentivo e materiais de apoio devem ser prioritários.

Marketing

A base do sucesso de qualquer site. Um  bom serviço de marketing pode garantir o sucesso do seu projeto como um todo.

Inovação

É muito importante que o seu site não seja apenas mais uma cópia de todos os outros sites que temos dentro da web. É importante ter um diferencial e neste quesito tem muita coisa que ainda pode ser criada dentro deste universo que está apenas iniciando.

Investimento

Não é pequeno! Um site de compras coletivas precisa de uma estrutura muito grande, por isso é importante ter em mente que o retorno não será tão rápido quanto se imagina na fase de planejamento.

Dica

Não seja envolvido pelo entusiasmo, pesquise, calcule e principalmente estruture-se!

Entre em contato conosco para ajudarmos em seu projeto. E não deixe de conferir o artigo, https://www.agenciaunius.com.br/planejamento-de-pessoas/

Créditos da imagem: Coupon Audit / Fonte da informação: Folha em 02/05/2011