Divulgar seu trabalho na rede requer ações organizadas e contínuas. As melhores técnicas de SEO pedem trabalho constante e ações criativas. Antes de começar o trabalho de divulgação na rede, saiba exatamente o significado de SEO.

SEO (Search Engine Optimization) são técnicas para ampliar a divulgação de conteúdos nos buscadores da internet, facilitando o contato da marca com o público-alvo, sem ficar tão refém dos anúncios pagos. Mesmo com anúncios, a página deve saber como repercuti-lo.

Confira um checklist de como otimizar um site e alcançar os melhores resultados de divulgação on-line:

  1. Dê importância ao título: O título do texto deve ter prioridade na otimização do conteúdo. Ele é um dos principais fatores de decisão no posicionamento do conteúdo nos buscadores
  2. Trabalho constante: Algoritmos do Google e outros aspectos do marketing on-line mudam com frequência. Por isso, as melhores técnicas de SEO envolvem aprimoramento constante do conteúdo e da organização do site. Abandonar o projeto pode significar ter que começá-lo do zero na retomada do trabalho
  3. Colocação de palavras-chave: A seleção de palavras-chave é onde tudo começa. Elas significam a vontade de quem navega pelos buscadores. Para descobrir as palavras mais pesquisadas no Google utilize a ferramenta Insights for Search.
  4. A melhor descrição do seu site: A descrição da página é exibida no link que os buscadores costumam apresentar logo abaixo do título da página e, na maioria das vezes, significam a entrada ou não do internauta na sua página. É ali que ele fica sabendo se o que procura pode estar ou não no seu site
  5. Design responsivo: Está entre as melhores técnicas de SEO. O design responsivo permite adaptar a organização do conteúdo dos sites aos comandos do internauta. Conforme ele for navegando, diminuindo ou ampliando a fonte ou descendo a barra de rolagem, alguns conteúdos tendem a segui-lo. Este tipo de design também permite que o conteúdo se adapte a tablets e smartphones da maneira ideal
  6. Uso de CSM: Content Management System ou Sistemas de Gestão de Conteúdo. São as plataformas que permitem criação e edição de conteúdo sem que o proprietário precise conhecer a linguagem técnica da internet, com HTML
  7. Troca de plataforma: ao trocar de CMS, não apague a página anterior antes de desenvolver a nova. Isso pode jogar por água abaixo um trabalho longo de reconhecimento da página entre você e o internauta. Excluí-la precipitadamente pode estragar todo o trabalho de emprego das melhores técnicas de SEO que você usou anteriormente
  8. SEO é uma faca de dois gumes: Por seu caráter inconstante, há vezes em que grandes projetos de divulgação acabam falhando, enquanto tentativas pequenas acabam sendo mais eficazes. O ideal é pensar tanto macro quanto micro
  9. Usabilidade e acessibilidade: Essas duas palavras significam dar fácil leitura e acesso dos buscadores a todas as informações contidas no seu site. Para isso, organize bem as palavras-chave, títulos e tags de forma a facilitar a procura
  10. O design também facilita a busca: Se você planeja com eficácia todo o conteúdo do seu site, mas peca no design da sua página, isso vai comprometer o resultado das buscas. Um design desorganizado significa barreiras para os buscadores
  11. Nome às imagens: acrescente informação nas imagens. Os buscadores não podem ler informações em arquivos de imagens, portanto, o melhor é usar palavras-chave na descrição delas