O bom relacionamento com o público na internet é, há algum tempo, parte fundamental do planejamento estratégico das empresas. Decisões de criação de produtos e readequação da linguagem acabam sendo testados no ambiente virtual. Mas, o marketing digital não se restringe à publicidade. Cada vez mais, ele se pauta na criação de conteúdos de credibilidade, com o perfil de material jornalístico.

Essa tem sido uma estratégia de comunicação eficiente para muitos setores, principalmente aqueles que não possuem amplo espaço na mídia tradicional. Os assuntos que dominam, por exemplo, o noticiário econômico nos grandes jornais são quase exclusivamente sobre o mercado financeiro, sendo de interesse secundário à grande maioria dos setores da economia.

Hoje, uma empresa de cosméticos consegue atingir seu público, disseminando informações de qualidade sobre lançamento de produtos, tendências no Brasil e no mundo, crescimento do setor, repercussão de pesquisas e avaliações do cenário, além de outros aspectos particulares a esse universo.

Durante muito tempo, apenas setores mais lucrativos da economia conseguiam lançar seus próprios informativos, por meio de jornais impressos, principalmente, que necessitam de alto investimento. Com a disseminação dos blogs a partir da segunda metade dos anos 2000, empresas e setores inteiros passaram a ter mais voz. O blog passou a se firmar como um espaço de debate dentro do mundo virtual, onde um assunto pudesse ser comentado para e com uma comunidade interessada. E a um custo muito menor.

O blog se popularizou por abrir mão da linguagem especializada da programação. Para se ter um espaço na web não é preciso conhecer de HTML, PHP ou Java Script, basta se cadastrar em uma plataforma e o espaço será concedido. A partir daí, a criação do conteúdo deve ser pensada estrategicamente.

Assim como o jornalismo tradicional se apoia em regras de apuração e construção de texto, os conteúdos dos blogs também devem seguir esses parâmetros se as empresas realmente quiserem fazer de seu espaço on-line um ambiente para disseminação de informação de credibilidade.

É essencial ter uma equipe de comunicação, capaz de produzir e organizar os conteúdos de maneira atraente ao público. As informações que serão postadas devem ser produzidas e conferidas com todo rigor jornalístico. Todo esse processo de geração de conteúdo deve ser balizado pelo processo de otimização de desempenho, o Search Engine Optimization (SEO).

SEO é um conjunto de medidas usadas para melhorar a performance das postagens dentro dos buscadores. Os especialistas nesse serviço são capazes de identificar os padrões de procura na internet e criar metodologias de exposição dos textos de forma que atinjam cada vez mais gente.

A empresa deve estar ciente que o blog não é uma ferramenta de vendas, mas sim uma oportunidade de se relacionar com o público, abrindo espaço, inclusive, para que ele interaja com a marca. Os espaços de comentários são importantes para que a empresa tenha o feedback de suas postagens, readequando estratégias de comunicação em tempo real.