O link patrocinado é um tipo de anúncio publicitário na internet. Suas características básicas são formato de texto com um título, descrição do produto e o endereço do site, que geralmente fica contido em uma palavra-chave.

O anunciante paga por quantidade de cliques que receber em seu anúncio, o chamado custo por clique (CPC). Esse custo vai depender de algumas variáveis, como a quantidade de vezes que as palavras-chave são utilizadas nos buscadores e a posição do anúncio dentro da página.

O anunciante decide o quanto quer investir por dia e isso vai impactar diretamente no alcance que ele terá. Quanto mais se investe mais o anúncio se espraia pela internet. O investimento pode ser feito a qualquer momento e a estratégia alterada conforme as necessidades do anunciante.

O anúncio pode ser feito por meio de palavras-chave, que colocam o produto e a marca nos resultados de buscado Google, Yahoo e semelhantes. Ou seja, toda vez que aquela palavra-chave que você escolheu for procurada pelo internauta, o seu anúncio vai aparecer em algum lugar do buscador. O local onde ele estará vai depender do preço que foi pago. Os mais caros ficam no topo da página.

Há também os anúncios por assunto. Esses são veiculados em portais de notícias ou demais páginas de conteúdo, relacionando o assunto dos anúncios com o assunto das páginas. Por exemplo, se sua empresa vende calçados esportivos, seus anúncios devem aparecer na seção de esportes ou de moda.

Sabendo do que se trata exatamente esse tipo de anúncio, siga algumas dicas para montar sua estratégia para links patrocinados.

A melhor estratégia para links patrocinados começa na pesquisa de preços. É fundamental saber exatamente quanto está sendo cobrado pelo anúncio, levando em conta o custo da palavra-chave e do tempo de exposição, por exemplo.

Desenvolver estratégia para links patrocinados consiste em escolher o público-alvo que se deseja alcançar, levando em conta sexo, idade, estado, idioma, país e outros. A ideia é otimizar o uso do seu dinheiro, buscando apenas aqueles internautas que possam ter interesse no seu produto.

As campanhas de divulgação devem ser feitas com regularidade. Uma falha comum na estratégia para links patrocinados é criar uma campanha e, alcançando certo resultado, abandoná-la. O público precisa estar em contato permanente com o nome da sua empresa e com seus produtos, recebendo seus anúncios com frequência. É essencial criar uma meta plausível de vendas para cada campanha.

Muito cuidado com a duplicação de palavras-chave em seus anúncio, isso faz com que um anúncio seu concorra com outro. Acompanhe as campanhas em tempo real para que você possa redirecioná-la caso não estejam alcançando o resultado esperado. Essa mudança de direção pode ser feita em tempo real.

Não use seus links patrocinados para direcionar o cliente para a home do seu site, isso pode deixá-lo perdido. Link o anúncio diretamente com a página do produto, onde a visita possa ser convertida em compra.