O termo design é algo muito abrangente hoje em dia, não está implícito o que um Designer realmente faz no seu expediente. Existe uma variedade de áreas relacionadas a design, desde o design de produto (eletrodomésticos, automóveis) até impressos (folders, outras publicações). Com surgimento relativamente recente de empresas de tecnologia focadas na criação de interfaces para telas, surgiram diversos novos papéis de design. Os títulos de trabalho como o designer UX (User Experience – Experiência do Usuário) ou UI (User Interface – Interface do Usuário) são confusos para os iniciantes e também para designers que vêm de outras indústrias. Vamos tentar esclarecer a diferença e a importância de UX Design e UI Design no contexto da indústria tecnológica.
 

UX Design e UI Design – Entenda a diferença entre eles:

 

ux-designer-designer-de-experiencia-do-usuario 

UX Designer (Designer de Experiência do Usuário)

A experiência do usuário é como uma pessoa se sente ao se conectar a um sistema. O sistema pode ser um site, um aplicativo ou software e, em contextos modernos, é geralmente denotado por alguma forma de interação entre homem e máquina.

Aqueles que trabalham com UX (chamados designers UX) estudam e avaliam como os usuários se sentem em relação a um sistema, criando um produto que ofereça a melhor experiência possível. Como isso acontece?

Bem, isso começa com muita pesquisa. Você não pode criar nada de valor para um usuário, a menos que você entenda os tipos de problemas que ele tem e como você pode resolvê-los, de modo que o usuário desejará sua solução. Você só pode obter essa compreensão ao interagir com os usuários.

Os UX designers se preocupam com os aspectos da aparência, sensação e a usabilidade do produto.

O aspecto de um produto consiste em criar um produto que tenha um apelo visual e que, em particular, se harmonize com os valores dos usuários e capture o espírito do que eles esperam nesse produto.

A seguir, a sensação, que é realmente sobre o desenvolvimento de produtos que são “uma alegria para usar”, os produtos devem proporcionar uma experiência prazerosa e não apenas funcional.

Por último, a usabilidade é uma grande parte da experiência do usuário e desempenha um papel importante em experiências que são eficazes e agradáveis, mas os fatores humanos, ciência, psicologia, arquitetura de informação e princípios de design centrados no usuário desempenham papéis importantes.

Aqui está um exemplo dos processos do UX designer:

 Estratégia e conteúdo:

  • Análise do concorrente
  • Análise do cliente
  • Estrutura/Estratégia do Produto
  • Desenvolvimento de conteúdos

 Wireframing e Prototipagem:

  • Wireframing
  • Prototipagem
  • Teste/Interação
  • Planejamento de desenvolvimento

 Execução e análise

  • Coordenação com UI Designer(s)
  • Coordenação com Desenvolvedor(es)
  • Metas de acompanhamento e integração
  • Análise e Interação

 

ui-designer-designer-de-interface-do-usuario 

UI Designer (Designer de Interface do usuário)

Apesar de ser um campo mais antigo e mais praticado, ainda existe a imprecisão de “O que é o design da interface do usuário?“.

É difícil de responder pela variedade de interpretações erradas. Enquanto a experiência do usuário é um conglomerado de tarefas focadas na otimização de um produto para um uso efetivo e agradável, o design da interface do usuário é o seu visual, a aparência, a apresentação e a interatividade de um produto.

Como designer visual e interativo, a função UI é crucial para qualquer interface digital e para os clientes é um elemento-chave para confiar em uma marca.

O design da interface do usuário é responsável pela transferência dos pontos fortes e ativos visuais da marca para a interface de um produto para aprimorar melhor a experiência do usuário. Também é um processo de orientação visual do usuário através da interface de um produto por meios de elementos interativos e em todos os tamanhos e plataformas. E por último é um campo digital, que inclui responsabilidade pela cooperação e trabalho com desenvolvedores ou código. Ou, em termos analógicos, o UI design produz a apresentação visual e gráfica de um produto.

Vamos dar uma olhada nas responsabilidades do UI designer:

Olhe e sinta:

  • Análise do cliente
  • Pesquisa de design
  • Branding e Desenvolvimento Gráfico
  • Guias do usuário/Storyline

Capacidade de resposta e interatividade:

  • Prototipagem UI
  • Interatividade e Animação
  • Adaptação a todos os tamanhos de tela do dispositivo
  • Implementação com o desenvolvedor

 

ux-design-e-ui-design-um-e-mais-importante-que-o-outro

UX Design e UI Design – Um é mais importante que o outro?

Se você leu os parágrafos acima, você já conhece a resposta. Então, ambos são cruciais e embora existam milhões de exemplos de produtos excelentes com um e não o outro, imagine o quanto mais bem-sucedido eles poderiam ter sido se fossem aplicadas ambas as soluções. O limite entre os UX Design e UI Design é bastante turvo e não é incomum para as empresas optarem por combinar esses papéis.

Vamos encarar, se você está analisando para entrar nesses campos, não é uma questão de qual é mais importante, mas com base nas descrições acima o que é mais atraente para você?

A Agência Unius tem o conhecimento que sua empresa precisa quando o assunto é UX Design e UI Design. Venha tomar um café com a gente e saiba mais sobre o que podemos fazer pelos seus negócios! Entre em contato conosco clicando aqui.
 
 

Artigo escrito por:

wagner-uoorshi-art-director

Wagner Silva

Diretor de Arte da Agência Unius

 
 
Pensando em desenvolver um aplicativo UX? Confira nosso artigo: Aplicativos UX – A experiência do usuário em primeiro lugar