A ferramenta de e-commerce que possibilita que o vendedor online tenha diversas funcionalidades em sua plataforma de venda, tornando a loja online um modelo de loja profissional, atraindo os clientes e oferecendo tudo o que uma loja online oferece aos seus clientes em relação a segurança e funcionalidades.

Através da plataforma da ferramenta de e-commerce, é possível gerir o catálogo de produtos, analisar relatórios de vendas, realizar vendas com segurança evitando fraudes e oferecer a segurança ao consumidor, aplicar técnicas de SEO e marketing atraindo mais consumidores e criar a loja com um design personalizado de forma mais fácil e intuitiva.

Instalando o PrestaShop

A instalação da plataforma de e-commerce é um pouco complicada, já que exige o download e que os arquivos sejam descompactados em uma pasta no computador, devendo criar um banco de dados no servidor somente para gerir a loja, e estas etapas podem ser acompanhadas no próprio fórum do Prestashop que ensina o passo a passo de com isso deve ser feito. Após esta primeira etapa, é necessário inserir os arquivos no servidor que contém os requisitos mínimos de instalação, considerando ainda a configuração da ferramenta para utilização, podendo também ser acompanhado através das dicas da equipe de desenvolvedores do Prestashop. Ainda será necessário modificar o nome das pastas que estão no servidor para poder ter acesso aloja online, e dar início a configurações do visual da loja, assim como adicionar produtos e descrições dos mesmos.

Vantagens do PrestaShop

A Prestashop permite que o modelo de loja ofereça exatamente tudo que é necessário em uma loja, além disso, a ferramenta oferece mais de duzentos recursos que poderão tornar as vendas e a gestão da loja online mais fáceis e eficazes, considerando ainda que esta gestão pode ser feita de forma mais fácil e com toda a estrutura de uma loja profissional.

Desvatagem do PrestaShop

A principal desvantagem do PrestaShop está em sua instalação que exigem muitas etapas e conhecimento de procedimentos para poder dar inicio as atividades de venda, e estes procedimentos dificilmente serão realizados por um leigo, devendo solicitar o auxílio de um profissional que realize ou ainda seguir as diversas orientações que estão publicadas no fórum.