O WooCommerce é uma ferramenta desenvolvida especialmente para o gerenciamento de produtos online, que dispõe de ferramentas de venda para instalação no WordPress, com uma interface intuitiva e que ainda gera relatórios de vendas com visão individual do produto ou categórica. Através do plugin, é possível lançar cupons de descontos e promoções, oferecendo ainda diversas extensões que tornam o uso da ferramenta ainda mais completo e eficaz.

Alguns temas que podem ser utilizadas pelo vendedor é possibilitar aos cliente a calcular o valor do frete a partir do site do WordPress, filtrar os produtos buscando algo específico, permite que o cliente possua um painel de consumidor para poder acompanhar os pedidos feitos no site, orientações fiscais para o vendedor e ainda garante a segurança nas vendas.

Instalação do WooCommerce 

instalar-plugin

O plugin de e-commerce, exige alguns requisitos mínimos para a instalação podendo ser observado ao solicitar a instalação do plugins, devendo selecionar a opção de plugins que se encontra no painel de controle do WordPress, em seguida selecione a opção Adicionar Novo e em seguida digite WooCommerce, para obter o resultado de busca. O desenvolvedor do plugin é o WooThemes e deve estar especificado nos resultados de busca ao lado do nome do aplicativo podendo então clicar e instalar, o sistema fará a instalação automaticamente.

O plugin deverá ser configurado antes de dar início as vendas, bastando seguir as orientações do sistema para poder realizar esta tarefa, os campos que devem ser preenchidos são autoexplicativos, bastando responder nos campos de resposta as solicitações de configuração do aplicativo.

Vantagens e Desvantagens do WooCommerce

E-Commerce

O plugin de e-commerce facilita grande parte dos processos de venda dos produtos, permite a inclusão de temas e ainda pode ser inserida no Google Analytics para obter as estatísticas das vendas e do tráfego da loja online. Esse plugin auxilia principalmente a quem não possui muito conhecimento de programação, impedindo a criação de uma loja mais elaborada, porém, o plugin permite uma interface quase profissional, e dificilmente se repara a diferença, somente pela quantidade de recursos que é um pouco menor.

A única desvantagem do Woocommerce, é que o mesmo possui uma quantidade enorme de extensões que devem ser pagas para instalação na loja.