Navegando pela internet, é possível encontrar um incontável número de páginas com soluções para Searching Engine Optimization. Confira aqui o checklist de SEO completo, com tudo que você precisa saber para estimular seus relacionamentos na internet.

  1. Um checklist de SEO começa, necessariamente, com uma avaliação da empresa e seus objetivos. Quantas conversões (vendas, leads) têm por mês no site e qual a meta para os próximos meses. A partir daí se direciona os esforços;
  2. Avalie o comportamento das pessoas no seu site, fan pages e perfis;
  3. Saiba quais são as Landing Pages (páginas que direcionam para o site) que recebem mais visitas e observe o padrão de organização e conteúdo delas;
  4. Conte com o Google Analytcs e o Google Webmaster Tools, ferramentas essenciais para avaliar as métricas e o desempenho do site;
  5. Um checklist de SEO também precisa indicar a importância de se produzir conteúdo original e descritivo, com palavras-chave e sinônimos. Originalidade e escolha de termos precisos são fatores decisivos no posicionamento do site nos buscadores;
  6. A quantidade de caracteres para títulos e descrições deve estar dentro dos limites de 65 e 155 caracteres, respectivamente;
  7. Nomeie as imagens com as palavras-chave do texto;
  8. Não use palavras como “clique aqui” ou “aqui” em links. Os links são importantes em um checklist de SEO e não devem ser desperdiçados com palavras que nada representam para os buscadores. Crie links em cima de palavras importantes;
  9. Sempre associe o site a suas páginas em mídias sociais;
  10. Una as estratégias de marketing digital com as de marketing tradicional;
  11. Analise o desempenho das páginas concorrentes e das palavras-chave, considerando volume de busca mensal, ranqueamento da página, o tipo de conteúdo e a posição das palavras-chave ao longo do texto. Avalie, compare, use o que a concorrência faz de certo e corrija o que ela faz de errado;
  12. Deixe suas URLs amigáveis, evitando links internos quebrados e simplificando a escrita e extensão dela.