Vivemos na era digital, novidades tecnológicas surgem em uma velocidade impressionante e quando nos damos conta elas já fazem parte do nosso dia a dia. Assim acontecem com os aplicativos, eles se tornaram uma nova tendência de negócios e com isso surgiu o ASO (App Store Optimization) que tem uma estratégia de busca indispensável para melhorar a visibilidade dos Apps.

O Que é ASO- App Store Optimization?

Você provavelmente já conhece o SEO (Search Engine Optimization), que é um conjunto de ações usadas para aumentar as visitas nos sites, de forma orgânica. O ASO é uma forma semelhante ao SEO, porém voltado para dar destaque aos aplicativos, assim eles são colocados como principais nas colocações da App Store. .

Existe uma grande variedade de aplicativos com funções semelhantes no mercado atualmente, isso gera muita concorrência, o ASO veio para proporcionar ao aplicativo uma maior chance de ser encontrado nas pesquisas dos usuários.

Quais são os principais objetivos do ASO?

Nas pesquisas tradicionais a tendência é que o usuário faça uma busca por descrição no App Store, exemplo: restaurante em São Paulo, ou buscam por palavras específicas, exemplo: receitas.

Os aplicativos que aparecem entre os dez primeiros resultados, são aqueles que possuem maior índice de download. Por isso ao definir os objetivos eles precisam ser muito bem pontuados, ou seja, encontrar as palavras-chaves exatas que potencializem a taxa de downloads para atingir um bom ranqueamento para as palavras.

Quais são as especificações do ASO?

Assim como as ferramentas de busca tradicionais (Google, Bing, Yahoo) possuem regras específicas, o mesmo acontece com a APP Stores. A Apple Store possui técnicas e estratégias diferentes do Google Play para ranquear seus aplicativos.

 

A definição destas técnicas e estratégias são feitas com base em estudos de demanda sobre cada plataforma para que as ações de ASO- App Store Optimization resultem em soluções eficientes. Conhecimento é sempre essencial!

O Que Precisa ser Estudado?

Como em qualquer estratégia de marketing, é necessário que haja bastante pesquisa sobre o território em que o aplicativo será inserido. É preciso conhecer o público alvo, seus gostos, características e objetivos, como ele se comporta na internet, quais as redes sociais que mais utilizam, se são receptivos a novidades, entre outros fatores.

Também é importante conhecer a concorrência existente, como ela se porta no mercado, quais são seus pontos fortes e fracos, e a recepção dos usuários em relação ao segmento que o app oferece.

Qual a importância do ASO?

O ASO- App Store Optmization é uma ferramenta importante, de acordo com uma pesquisa do Google o uso de internet pelos Smatphones cresceu 112% entre os anos de 2014 e 2015, o que influência diretamente em um aumento do uso de aplicativos, sejam os de diversão ou aqueles que nos auxiliam em atividades cotidianas.

Estudos apontam que 75% dos downloads de aplicativos são originários de pesquisa, deste percentual, 50% já sabiam qual aplicativo procurar por já ter tido contato com ele na APP Stores ou outras fontes.  Por isso é importante que o app esteja sempre visível para que se fixe na memória dos usuários, também foi percebido que quando os usuários baixam aplicativos que já haviam pesquisado sobre, 50% mantem-se fiéis a eles.

A Unius é uma agência especializada em desenvolvimento de aplicativos de acordo com as regras necessárias para ter um bom posicionamento das lojas de aplicativos. Venha tomar um café com a gente e descubra tudo sobre o mundo dos aplicativos para os seus negócios!