O fluxo de nutrição de leads nada mais é do que uma das diversas técnicas utilizadas em Inbound Marketing, que visa nutrir um relacionamento natural com seu lead por meio de conteúdos e informações relevantes via e-mail marketing.

Mesmo não sendo tão popular no Brasil, algumas empresas já começaram a aderir o uso da técnica com a intenção de qualificar o usuário que já teve um primeiro contato com a sua empresa, a fim de conduzi-lo para a próxima etapa do funil de conversão.

De acordo com um estudo realizado pela Forrest Research, campanhas que utilizam em sua estratégia o fluxo de nutrição de leads têm a probabilidade do aumento em até 50% de seu volume de vendas, considerando uma economia de até 33% no investimento.

Em outras palavras: as performances de suas campanhas melhoram, você gasta menos e ainda conquistas leads qualificados que, se educados da forma correta, passam a procurar pelos seus serviços espontaneamente.

 

E como funciona o fluxo de nutrição?

Através de conteúdo. Se a sua empresa já possui e-books, textos, blogs, entre outros materiais sobre seu meio de atuação já é meio caminho andado. Você passa a acompanhar a trajetória dos seus clientes e a oferecer conteúdos específicos para cada etapa do funil que ele se encontra, facilitando a conversão final.

Para criar um bom fluxo de nutrição de leads é importante que você entenda sobre o seu cliente e em qual etapa do funil ele se encontra, pois dessa forma, você passa a alimentá-lo com informações de seu interesse contribuindo na assertividade da sua estratégia.

nutricao de leads

 

Entenda as etapas para criar um bom fluxo de nutrição de leads:

1.Objetive a sua campanha

Definir os objetivos da sua campanha é essencial para a criação e escolha dos tipos de conteúdos que serão abordados. Para cada etapa é necessário ofertar um tipo específico de material, pois isso garante o bom relacionamento e a chance do seu cliente passar para a próxima etapa do funil.

2.Defina as personas

Faça um estudo com seus leads já existentes para definir os perfis das personas que serão impactadas. Entender os interesses dos seus clientes e o que ele espera da sua empresa facilita na segmentação dos conteúdos.

3.Planeje uma régua de relacionamento

Após a decisão de seu objetivo e das personas, você precisa criar uma régua de relacionamento definindo as etapas e o que será oferecido em cada uma delas. Delimitar a periodicidade dos disparos dos e-mails, sequência e o tema dos conteúdos, de acordo com o perfil de cada persona, é parte fundamental para a estratégia do funil de nutrição.

4.Escolha a ferramenta ideal

Para criar uma lista de contatos e disparar os e-mails é importante a utilização de uma ferramenta especializada nesse tipo de serviço. RD Station, Mail Chimp e Expert Sender são algumas das opções que podem colaborar com a captação, fidelização e conversão do seu cliente, além de possibilitar que novos leads sejam incluídos no looping dos e-mails.

5.Ofereça benefícios

Essa tática é justamente para os leads que estão realmente interessados pelo seu negócio ou serviço e só falta um estímulo para a conversão final. Se atente em oferecer benefícios de acordo com os interesses de cada, pois dessa forma a performance é garantida.

6.Analise

Observando os resultados e o desempenho das suas campanhas você consegue testar novas possibilidades visando sempre a assertividade da sua estratégia. Através de uma boa análise, você consegue insights significativos para mudar ou melhorar os pontos críticos da sua campanha.

Para garantir um bom marketing de conteúdo para sua empresa a existência do funil de nutrição de leads pode ser o divisor de águas para garantir o resultado esperado, pois segundo estudo levantado pela Hubspot, 50% dos seus leads são qualificados, porém não estão na etapa final da conversão.

A agência Unius, como especialista no assunto, tem a solução certa para você! A partir das técnicas de Inbound Marketing, conseguimos impactar seu público-alvo, transformá-lo em um lead qualificado e enfim, fideliza-lo, garantindo sua conversão e o sucesso do seu negócio. Venha nos fazer uma visita que te explicaremos como por em prática! 🙂