Hoje em dia virou moda falar em “gestão estratégica”. Mas, pra correr atrás desse objetivo, é preciso, antes, saber ao certo do que se trata e qual é sua importância real para as organizações.

A gestão estratégica compreende as técnicas de gestão e avaliação e o conjunto de ferramentas concebidas para ajudar as empresas na tomada de decisões estratégicas de alto nível. Por meio dela, garante-se que a estratégia da organização seja acompanhada, analisada e realinhada de forma sistemática, por meio de um processo eficaz.

Entender realmente o conceito e como ela se faz fundamental para o bom andamento do negócio é o primeiro passo para quem tem planos de sentar e começar a pensar para valer na gestão estratégica da empresa.

Outros passos são importantes para que sua empresa tenha uma boa estratégia. Confira:

– Formule as estratégias: Aprofunde-se nas pesquisas para conhecer da melhor forma possível mercado, possíveis clientes, produto, ambientes interno e externo e pontos fracos e fortes. Esta etapa é fundamental para que você comece a pensar de fato na sua empresa e em conceitos como missão, valores, visão estratégica e análise externa. Só a partir daí você deve começar a planejar o futuro da companhia.

– Direcione as estratégias: Feito isso, permita-se pensar no futuro, definir caminhos e direções:
para quem vender, o que vender e como vender. Tenha em mente tópicos como o que é importante para a empresa, o que ela tem a oferecer e em qual segmento de mercado pretende atuar.

– Defina seus objetivos: É muito importante que você defina suas metas e objetivos. Mas o que muita gente esquece, e que também é fundamental, é de pensar em indicadores, ou seja, na forma como mensurar se sua meta foi batida e seus objetivos conquistados.

– Pense de forma sistemática na execução: Antes de sair da teoria e partir para a prática, pense estrategicamente em todos os detalhes que envolvam colocar o projeto em ação. Não se esqueça de nada, passando, inclusive pelo seu time de colaboradores.

– Comece a executar: Chegou a hora! Coloque em prática tudo que planejou e execute a estratégia no dia a dia. No começo, esteja disponível para dar todo o suporte necessário aos colaboradores, para que eles não desviem do caminho combinado. Aposte em relatórios para ter controle de todos os resultados e também para medir a produtividade da equipe. Desta forma, verifique se está na estrada certa rumo aos objetivos.

– Revise seus planos: Não tenha medo de modificar seus planos se, ao analisar a movimentação do mercado, perceber que é hora de adequar-se a ela. Esta análise é fundamental para que você continue a seguir a estratégia mais adequada em busca do sucesso.