Século XXI. Era da comunicação, informação e da internet. Todos os meios de comunicações estão se adaptando de acordo com a nova necessidade de interatividade entre as empresas e seus clientes através do meio digital. Considerando um estudo realizado pelo IBGE em 2015, a utilização de dispositivos móveis para se conectar a internet já ultrapassa a utilização dos desktops (computadores tradicionais), portanto ter um site responsivo que se adapte de acordo com o formato de cada dispositivo é garantir a presença on-line da sua empresa e um impacto maior e melhor com os seus clientes.

O que é um site responsivo?

É simples, um site responsivo é aquele que se adapta ao formato estético de qualquer tipo de dispositivo como computadores, tablets e smartphones. Tem como característica adaptar o layout do site e a disposição das informações de acordo com o tamanho da tela do dispositivo, tirando a necessidade dos usuários que, por exemplo, utilizam telas pequenas, precisar usar zoom para enxergar melhor o conteúdo ou de distorcer o site quando para se adaptar em telas maiores.

Levando em conta que hoje em dia mais de 80% dos brasileiros utilizam os smartphones para acessar a internet, segundo o mesmo estudo do IBGE, é imprescindível que o seu site esteja ajustado para o formato responsivo se caso ele ainda não for, ou se já for responsivo, mas estiver desatualizado o ideal é adaptá-lo de acordo com as novas tendências.

 

Exemplo de site responsivo

responsive

A diferença entre um site responsivo e uma versão mobile

Pelo nome até podem parecer a mesma coisa, porém um site responsivo e uma versão mobile são bem diferentes um do outro.

Versão mobile: é como se fosse um segundo site, mas que funciona exclusivamente em dispositivos mobile, smartphones e tablets. Normalmente, o link é alterado para http://m.nomedosite.com.br, esse “m” significa mobile, o que difere da versão normal e pode ter um layout e configuração diferente do site original.

Responsivo: sites que permanecem com o mesmo layout, mas que se adaptam conforme o tamanho e formato da tela de qualquer dispositivo e que conta com a mesma estrutura de códigos. Essa é a melhor escolha, pois garante uma melhor visão e análise dos dados e resultados do site.

respnsosasa

Vantagens e benefícios de um site responsivo

Tendência Global

Não há como negar, o futuro está na palma de nossas mãos. O futuro é mobile. Para confirmar, a pesquisa Digital, Social & Mobile de 2015 também comprova essa tendência, pois tivemos um aumento de 109% no número de pageviews por meio de dispositivos móveis e a diminuição de 12% de pageviews via desktop, ou seja, se você quer manter a presença on-line da sua empresa, o seu site precisa estar de acordo com todos os formatos de telas dos dispositivos para atender as necessidades de todos os usuários, leads e clientes.

 

Responsive Web Design

O layout é um dos principais aspectos a se considerar em um site responsivo, pois não adianta ter a programação configurada sem um design que se adapte aos diversos formatos de cada tipo de dispositivo.

Com um layout responsivo, a inteligência configura as imagens, elementos e símbolos de acordo com a tela. Imagens são redimensionadas, elementos e símbolos podem ser alterados ou ocultados, os botões e CTAs (chamadas para ação) são adaptados, tudo de acordo com o tamanho da tela do dispositivo.

Posicionamento orgânico

Vamos falar sobre o principal site de pesquisa, o Google. Em 2015, a empresa Google atualizou seus algoritmos e alterou a forma de posicionar os resultados das buscas, os sites que não são responsivos sofreram quedas, chegando a aparecer nas últimas posições.

Essa atualização foi chamada pelos especialistas de Mobilegeddon, uma junção de Mobile + Armaggedon, pois trouxe mudanças significativas e aparentes nos posicionamentos orgânicos, visando sempre a melhoria da experiência dos usuários, usando assim, a técnica UX (User Experience).

Saiba mais neste artigo: As principais tendências do Marketing Digital para 2017.

Maior probabilidade de conversão

Um site responsivo claramente melhora a experiência do usuário e um usuário satisfeito se torna uma grande chance de conversão. Essa adaptação ajuda em diversos aspectos como:

  • Melhoria no tempo de carregamento da página;
  • Diminui a taxa de rejeição, já que sua experiência é personalizada de acordo com o dispositivo utilizado;
  • Aumenta a quantidade de compartilhamento nas redes sociais, já que o formato mobile é o mais usado para esse tipo de acesso.

 

E o melhor de tudo é que resulta na satisfação dos usuários, aumentando na conversão de leads e vendas, sem precisar do aumento no investimento em mídia.

 

Conte com a ajuda de especialistas no assunto para ficar por dentro das tendências globais do Marketing Digital e adaptar o seu site para o formato responsivo. A Unius tem essa solução para você, venha conhecer o nosso escritório e tomar um café com a gente, estamos te esperando!