Em 2009, Brian Halligan e Dharmesh Shah lançaram o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” que tinha como tema um novo conceito de comunicação, unindo técnicas que estimulam o relacionamento com os consumidores. Ou seja, a importância do Inbound Marketing está em despertar na persona um real interesse pelo seu negócio, de forma voluntária e menos mecânica.

Ao contrário do marketing tradicional (chamado de Outbound Marketing) em que as empresas vão atrás dos possíveis consumidores, o Inbound Marketing estimula a procura por parte deles. As técnicas usadas nada mais são do que conteúdos  autorais, oferecidos através de seu site ou blog sobre a especialidade do seu negócio, contribuindo com a capitação de leads qualificados. Em resumo, as técnicas de Inbound atuam como um marketing de atração.. marketing de atração.

A estratégia se resume a um funil com 4 etapas: impactar o seu público-alvo, atrair o visitante para seu portal, converter o lead em cliente e encantá-lo através de um bom relacionamento:

importancia do inbound marketing

Através da definição da sua persona e considerando lugar, tempo e conteúdo você consegue impactar seus clientes no momento certo, no melhor meio de comunicação e com o assunto de seu interesse. Isso contribui diretamente no engajamento da sua empresa nas mídias sociais e com o aumento de tráfego para o seu site.

 

Mas essa estratégia serve para o meu negócio?

Assim como para todos os outros. Com a evolução e avanço do mundo digital e considerando que mais de 77% dos brasileiros acessam a internet, empresas que focam seus esforços em uma boa estratégia de marketing digital estão pelo menos um passo à frente de seus concorrentes.

Por sua vez, a importância do Inbound Marketing está em permitir  que você reinvente nesse meio: vai na contramão dos métodos ultrapassados de marketing em que a busca por um novo cliente é mais importante do que sua fidelização. Com o Inbound, é possível que você consolide sua marca diante o mercado e seu público-alvo, oferecendo conteúdos de qualidade e informações relevantes sobre o seu meio de atuação, garantindo-o uma boa experiência e o seu retorno de modo natural – o que todas as empresas almejam, não é mesmo?

Com isso retomamos os 5 motivos para fazer Inbound Marketing que nós da Unius, agência especializada em marketing de atração, levantou especialmente para você:

  • Resultados mensuráveis: as ferramentas usadas oferecem dados da conversão de leads em vendas, assim sua empresa consegue medir o ROI (Retorno Sobre Investimento) de suas campanhas.
  • Foco em vendas: além de criar um relacionamento com o público-alvo, o Inbound Marketing é focado em aumentar a geração de leads.
  • Leads qualificados: como a pessoa escolhe estar em sua base de contatos e receber os conteúdos oferecidos, significa que ela tem interesse nos seus serviços ou produtos.
  • Comunicação bilateral: nesta estratégia é possível conversar com as pessoas por meio da automação de e-mails, hangouts ou redes sociais. Os conteúdos, geralmente, incentivam a interação.
  • SEO: uma das portas de entrada para as pessoas conhecerem sua marca é o Google. Quando você produz conteúdo relevante e envolvente no seu site, além de servir de atração para o público-alvo, ele também melhora sua posição nos resultados de pesquisa.

Para colocar essas e outras dicas em prática através dos melhores canais e meios de atuação, existe um leque de opções:

  • Artigos no blog: sites que possuem blog têm mais chances de suas páginas serem indexadas no Google, contribuindo com a posição do seu portal na busca orgânica.
  • Infográficos e imagens: a maior parte das pessoas são atraídas por conteúdos visuais do que textos corridos. Isso garante o aumento no tráfego do seu site.
  • Vídeos e podcasts: é a possibilidade de as pessoas gastarem mais tempo em sua página. Além disso, um lead que assiste um conteúdo em vídeo tende a ter uma maior probabilidade de conversão.
  • E-books: transforma os seus visitantes em leads e o alimenta com o conteúdo de seu interesse, contribuindo com a fidelização de seus clientes.

Estando clara a importância do Inbound Marketing em sua estratégia de marketing de conteúdo, para garantir uma boa atuação procure por profissionais no assunto. A Unius, agência especializada nesse serviço, pode te ajudar! Venha nos fazer uma visita, nos contar melhor sobre o seu negócio que iremos atendê-lo da melhor forma possível! O cafezinho tá te esperando 🙂