Com as mudanças nas formas de se comunicar e anunciar ocasionadas pelo avanço da internet, o Marketing Digital tradicional, também chamado de Marketing 3.0, acabou se tornando um tanto ultrapassado. Pensando nisso, o pai do marketing moderno Philip Kotler, em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, lançou no começo deste ano o livro “Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital” (em português, Marketing 4.0: Do Tradicional para o Digital) com o intuito de ajudar profissionais da área, empresários e gestores a passar por essa nova tendência da forma mais proveitosa, colaborando diretamente com os resultados digitais de suas empresas.

Em seu livro anterior chamado “Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano” é abordado a transição do conceito básico do marketing para um método mais voltado à visão e aos valores da empresa, baseado nos 3Is – integridade, identidade e imagem da marca. Neste novo livro consolida-se essa relação horizontal com os clientes, pois o boca-a-boca voltou a ser um dos principais fatores que os consumidores levam em conta no momento de compra, segundo estudo da Nielsen Global Survey, realizado em 2009, concluiu-se que entre os 25 mil entrevistados, cerca de 90% dos consumidores confiam em recomendações de conhecidos e 70% acreditam na opinião de outros clientes postadas na internet, mais do que a de especialistas.

Basicamente, o Marketing 4.0 funciona com uma matriz de valores bem estruturada, porém, o que difere do Marketing 3.0 é que essa nova estratégia age principalmente no meio digital, ou seja, as empresas precisam compartilhar do mesmo sonho de seus consumidores e essa política precisa estar no DNA também dos funcionários, pois dessa forma, esse tipo cultura é incorporada por todos os envolvidos pelo seu negócio e assim, transmitida com mais verdade para seu público-alvo, visando primeiramente a realização da missão e não o retorno financeiro.

pic

Fica entendido que, para que o seu cliente vire advogado da marca, entenda sobre ela profundamente, defenda e indique para outras pessoas é preciso definir a missão, visão e valores da sua empresa considerando essa preocupação desde o início. Aqui, o que precisa ser levado em consideração são os sonhos, desejos e ansiedades do seu público-alvo, o que ele precisa e as soluções para seus problemas, tendo como objetivo ocupar sua mente, coração e espírito. Entenda o que cada ícone significa:

Missão: ilustrada com um donut invertido, onde a massa se encontra no meio e o buraco em volta, demonstra que a missão da sua empresa é o núcleo, que ela não pode ser alterada e seu redor é flexível, como se fosse o escopo de negócios. Ambos precisam estar em conexão.

Visão: com o símbolo de uma bússola que aponta para o norte, ou seja, o futuro, onde demonstra a forma que a empresa quer ser vista lá na frente de acordo com a missão estabelecida.

Valores: é como a empresa se comporta e suas prioridades, representado por uma roda que considera não apenas os valores da empresa, mas o fortalecimento das comunidades interessadas, é como você chegará a missão desejada.

Para colocar em prática essa matriz, revise o que sua empresa deseja almejar e coloque tudo no papel, assim, você terá uma visão geral e conseguirá identificar o que precisa ser alterado. Lembre-se: a era do marketing digital é totalmente baseada nas aspirações dos seus consumidores. O que eles esperam de uma empresa, marca ou negócio é que eles atendam a sua necessidade não só como comprador, mas como consumidor.

Hoje em dia, com a facilidade na comunicação entre pessoas e considerando que antes de efetivamente comprar, o seu público se comunica pela internet para saber se o seu produto ou serviço vale a pena, leve em consideração que o que será avaliado é a experiência que você proporciona a eles.

A agência Unius entende que para garantir o sucesso do seu negócio e uma boa reputação entre os seus clientes, é preciso seguir à risca as novidades do mundo do Marketing Digital. Garantimos os seus resultados baseando-se em boas estratégia, de acordo com os anseios da sua empresa. Venha tomar um café conosco que iremos te explicar como transformar o seu cliente em advogado da marca e ajudar a tornar isso realidade, estamos te esperando 🙂