Já mostramos os 5 motivos para investir no Marketing Digital da sua empresa, mas como as pequenas empresas especificamente, se beneficiam com isso? Considerando o período de crise econômica que passamos no país e que geralmente esse perfil de empresa conta com um budget limitado, o Marketing Digital para pequenas empresas se torna essencial e colabora diretamente com seus resultados.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Guia Mais, apenas 22% das micros, pequenas e médias empresas possuem um site que garanta sua presença on-line e, apenas 7% anuncia na web, indo na contramão da tendência global. Isso significa que a maior parte está perdendo a grande oportunidade de utilizar a internet como uma ótima aliada para alavancar os negócios de maneira assertiva e econômica.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você, pequeno empresário, que procura por uma oportunidade no meio digital. Confira só!

 

Site Responsivo

Considerando que o celular se tornou o principal meio de acesso à internet do Brasil, segundo dados do IBGE, um site que se adapte a dispositivos mobile garante o impacto certeiro a seus usuários. Não investir nisso significa uma desvantagem diante de seus concorrentes.

 

Redes Sociais

As redes sociais se tornaram um dos principais meios de comunicação do brasileiro e já até mostramos a importância que elas têm para o seu negócio, pensando nisso, se pretende impactar o seu público-alvo e gerar uma proximidade, seu uso é indispensável na estratégia de Marketing Digital para pequenas empresas. Além de serem canais democráticos, a presença da sua empresa nesse meio é indispensável para estar em constante comunicação com o público que você pretende atingir.

Após a otimização do seu site e integração da comunicação com as redes sociais, você pode começar a investir no bom posicionamento do seu portal nas páginas dos principais buscadores:

 

Google Adwords

É a ferramenta de anúncios do Google. Através dela você consegue fazer anúncios em texto (rede de pesquisa) ou imagens (rede de display). Para garantir um bom desempenho das campanhas do Marketing Digital para pequenas empresas, é preciso seguir o passo a passo abaixo:

1. Defina o objetivo das suas campanhas: o que você precisa é vender um produto ou serviço, atrair visitas para o seu site ou apenas transmitir uma mensagem? Delimitando o objetivo, você consegue mensurar suas campanhas por CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil impressões);

2. Direcione para seu público-alvo: segmente de acordo com o perfil do público-alvo, suas informações básicas e seus interesses. Você também pode criar uma persona para que essa segmentação seja ainda mais assertiva;

3. Crie uma lista de palavras-chave: de acordo com seu público-alvo e seus interesses, crie uma lista de palavras-chave para que seus anúncios sejam encontrados pelas pessoas certas e que estejam procurando pela segmentação do seu negócio.

4. Invista com o seu orçamento: a ferramenta do Google Adwords te dá a possibilidade de investir com o quanto couber em seu bolso. Além disso, ela ainda permite que, a partir de um orçamento diário, distribua automaticamente sua renda e o quanto você pagará por cada clique ou impressão.

5. Analise a otimização dos resultados: após os anúncios serem veiculados você consegue analisar seu desempenho através de relatórios que a própria ferramenta disponibiliza como o relatório de campanhas, de palavras-chave ou de termos de pesquisa. Assim você consegue otimizar as campanhas a cada dia visando o aumento das conversões.

 

SEO

Técnica utilizada para alavancar o posicionamento do seu site de forma orgânica nos buscadores, permitindo que seus canais digitais apareçam na primeira página, o tornando relevante nas pesquisas do seu público-alvo, aumentando a probabilidade de cliques, visitas e conversões.

1. Conteúdo qualificado: para o seu site ser considerado relevante para as principais ferramentas de pesquisa, é imprescindível que você invista em conteúdo qualificado sobre o seu segmento nas mídias digitais. Assim, você se torna um tipo de referência sobre o assunto e seu posicionamento orgânico melhora. Esses conteúdos devem ser implementados em seu site, blog, redes sociais entre outros canais.

2. Links estruturados: a partir do momento que outros sites tenham links positivos que direcionam para o seu, os buscadores entenderão cada vez mais a sua relevância e isso contribui diretamente em um bom posicionamento orgânico.

3. Google+: a rede social do Google garante a indexação dos seus conteúdos no buscador. Mesmo não sendo tão popular entre os usuários de redes sociais, merece atenção também, pois garante o posicionamento do seu conteúdo sobre a empresa nas melhores posições no buscador.

4. Utilize ferramentas: a ferramenta Rank Monitor pode ser ideal no Marketing Digital para pequenas empresas, pois ajuda a monitorar os resultados e palavras-chave de suas campanhas de SEO, com a cereja do bolo: é gratuita! Aproveite enquanto há tempo.

 

Veja, não é difícil investir no Marketing Digital como aliado das micros, pequenas e médias empresas, mas para isso é necessário que todas essas dicas sejam seguidas à risca. A contratação de uma agência especializada como a Unius é essencial, pois garante que profissionais qualificados entendam e atendam às necessidades do seu negócio. Venha nos fazer uma visita e iremos te mostrar como tornar isso possível!