Twitter, Instagram, Youtube, Google Plus, LinkedIn, Snapchat e muitas outras, são diversas as Mídias Sociais que permitem a conexão com seus clientes. É necessária a criação de estratégias específicas de marketing em mídias sociais, pois cada rede possui um tipo de posicionamento diferente. Analisando seus diversos tipos de interações, tendências e o seu público-alvo, você ganha uma arma poderosa nas mãos. Além disso, as redes sociais no geral são fortes aliadas na otimização do seu site, pois são páginas já indexadas no Google. Entenda a importância de cada mídia social e como você pode utilizá-las a favor do seu negócio:

 

Twitter

A mídia social dos 140 caracteres é a 8ª mais usada do país e tem como características as mensagens simultâneas sobre o que está sendo falado no momento, além da possibilidade de humanizar sua marca e torná-la mais próxima de seus seguidores. Por não ter muitas burocracias, grande parte dos usuários procuram pelos perfis das empresas no Twitter para transmitir críticas, reclamações ou dúvidas, se tornando um SAC mais acessível e prático. Através das famosas #hashtags, seus clientes podem propagar informações positivas ou negativas e atingir muitos outros usuários que não conheciam sua empresa antes.

Reiteramos a importância da existência de um Community Manager, um gerente especialista em mídias sociais citado no artigo ‘A importância das redes sociais para negócios’, com o know how de marketing em mídias sociais para sua empresa, pois através do monitoramento do que está sendo falado sobre a sua marca pelo Twitter é possível captar informações relevantes que podem favorecer o seu negócio e manter seu cliente satisfeito com o bom atendimento.

Em 2015 o Twitter possibilitou dois tipos de anúncios pagos:

  • Twitter Ads – todas as publicações são sinalizadas com um ‘Promovido’.
  • Tweets promovidos: tweets comuns que quando patrocinados, atingem um número maior de usuários de acordo com a configuração da campanha;
  • Contas promovidas: sugestões de novas contas do Twitter de acordo com os interesses dos usuários;
  • Assuntos promovidos: aparecem no topo da categoria ‘Assuntos do Momento no Twitter’, segmentados de acordo os interesses dos usuários.
  • Twitter Cards: Incorpora informações extras a um tweet normal. Ótimo para os que utilizam a rede via mobile e tablet, pois não os obriga a se redirecionarem para outra página.

 

Instagram

Uma das Mídias Sociais que mais cresce no Brasil, atualmente conta com mais de 300 milhões de usuários ativos e é ótima como um meio complementar de fortalecimento da sua marca. O Canal é com foco no conteúdo visual e que permite a utilização de palavras-chave que podem segmentar o alcance das imagens, e também é um canal onde devem ser usadas as famosas #hashtags, com o mesmo objetivo citado no Twitter.

Aproveitando as tendências do marketing em mídia sociais, o Instagram recentemente lançou a ferramenta Instagram for Business, se posicionando como uma rede que oferece mais do que o compartilhamento e interação entre usuários.

Ela viabiliza a criação de contas com foco empresarial, oferendo espaço para contato (e-mail ou telefone) e link de redirecionamento para o seu portal apenas no perfil da conta. Além disso, é possível realizar promoções através de anúncios de foto, vídeo ou carrossel de imagens, com CTA’s, botões de ação disponíveis apenas para anúncios patrocinados e análise de mensuração dos resultados que podem contribuir ainda mais com a sua estratégia de marketing em mídias sociais.

 

Youtube

A mídia social pioneira em compartilhamento de vídeos conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e 300 horas de vídeos adicionados por minuto!

 

Você sabe qual o tipo de informação seu cliente consome?

Com a ajuda de um profissional qualificado em marketing de mídias sociais você pode definir os interesses do seu público-alvo e investir em um conteúdo assertivo de acordo com cada perfil.

Classificando o seu objetivo final (click, lead ou conversão) você pode começar a promover o seu vídeo das seguintes maneiras:

  • Rede de Pesquisa: resultados em consulta de pesquisa.
  • Rede de Vídeos: roda em canais, vídeos do Youtube ou em vídeos incorporados.
  • Rede de Display do Google: espaços para anunciar em uma coleção de sites parceiros da rede do Google. Aceita todos os formatos.

 

LinkedIn

Se deseja firmar uma imagem positiva da sua empresa pelas mídias sociais, o LinkedIn é uma das peças-chave que faz valer sua atenção. Com cunho corporativo, permite a conexão entre profissionais, empresas, candidatos e uma apresentação mais formal da sua empresa, com recursos que facilitam o relacionamento e networking.

  • Company Page: página corporativa, permite o gerenciamento de anúncios e acesso a dados sobre o seu cliente ou público-alvo;
  • LinkedIn Pulse: aplicativo com o objetivo de troca de conteúdo profissional para pessoas que sigam o seu canal;
  • LinkedIn Ads: anúncios patrocinados por meio de segmentação, que podem ser medidos por CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil).

 

Google Plus

A rede social do Google pode se tornar principal aliada na otimização do posicionamento orgânico do seu portal nos sites de busca.

Através dela, você tem a garantia de que todo conteúdo postado será indexado no buscador garantindo o resultado esperado, ao contrário das outras redes que podem apresentar algumas limitações entre o compartilhamento de dados.

Para uma boa estratégia de SEO e de divulgação de marca é imprescindível o uso desta rede social em seu planejamento.

 

No cenário conectado em que vivemos, uma boa estratégia de marketing em mídias sociais além de alavancar o seu negócio, pode ser o que te diferenciará de seus concorrentes e vai muito além do Facebook: existe um leque de opções que te permitem investir na segmentação correta de acordo com sua necessidade e de seus clientes.