O Google ainda é uma das plataformas mais buscadas para potencializar a propagação de uma marca ou empresa na internet, se inserindo nos mecanismos de buscas, através dos diversos recursos e ferramentas que estão disponíveis gratuitamente para os usuários. Com a evolução do marketing digital na rede, o Google começou a lançar diversas ferramentas, como Adwords, Adsense e tantas outras que potencializam a visibilidade da empresa e ainda permite o controle das propagandas.

O Google possui concorrentes em diferentes setores de mercado, no entanto, entre os mecanismos de buscas, o Bing e o Yahoo são alguns concorrentes que não interferem nas suas funções, já que o Google retém pelo menos noventa por cento deste setor, no entanto, empresas como Facebook e Myspace no setor de rede social conseguem intimidar a empresa, sendo o Facebook a possuir maior quantidade de usuários, já a Microsoft no setor de aplicativos, e a mesma no setor de navegadores, juntamente com Firefox, travam batalhas agressivas por sucesso. São tantos concorrentes que se torna difícil listá-los, já que o Google investe nas mais diferentes áreas relacionadas a tecnologia e internet.

Ferramentas do Google

Dentre as ferramentas que o Google oferece, o Google Analitycs é um dos mais utilizados pelas empresas, já que esta ferramenta monitora o site, gerando relatórios de comportamento dos visitantes, como por exemplo, de onde foram direcionados ao site, por quanto tempo permanecem navegando no site e as ações que foram feitas. Esta ferramenta é um aplicativo oferecido pelo Google Adwords e pode ser instalada no site, seguindo as instruções do sistema.

Google Webmaster Central, é uma ferramenta que permite que o dono do site tenha uma noção de como o site é considerado para o Google, implicando diretamente na relevância que o mesmo possui nos posicionamentos de busca. Outro recurso oferecido por esta ferramenta, é a possibilidade de obter informações relacionadas a palavras chave que os internautas utilizam para encontrar o seu site, podendo ainda servir como base em outras ferramentas do Google, ou o recurso de apresentar erros e rastreamentos do Google para o site.