O que é o Google Shopping?

O nome faz jus a plataforma. O Google shopping funciona como um verdadeiro shopping onde os produtos são dispostos com suas respectivas informações!
O Google Shopping exibe produtos relevantes à busca do usuário juntamente com as lojas que fornecem tais produtos. Antigamente era possível utilizar o Google Shopping em modo gratuito ou em modo pago, mas atualmente, para que o produto da sua loja apareça entre os selecionados você precisa pagar pelo serviço.

Como funciona o Google Shopping?

O funcionamento do Google Shopping, na prática, é fácil de entender. Basta, por exemplo, digitar “smartphone” no Google e se atentar aos resultados

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Como você pode ver nos resultados, a Google integra o Shopping ao conjunto de resultados de busca do Google AdWords ou da busca orgânica.
O conjunto de anúncios exibe informações sobre o produto, como:

  1. Nome detalhado do produto (contendo especificações)
  2. Preço
  3. Nome da loja que está fornecendo
  4. Foto do produto anunciado

Ao clicar no produto, o usuário é direcionado exatamente para a página de oferta do produto no site da loja.
Caso os resultados, por algum motivo, não apareçam integrados ao conjunto de busca, ou queira ver mais opções e informações, o usuário tem a opção de buscar direto na aba “shopping” do menu principal.

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Como meus produtos podem aparecer no Google Shopping?

  1. Para começar, você primeiro precisa realizar o cadastro da empresa no Google Merchant Center que é o local disponibilizado para cadastrar os produtos para o Google Shopping. Você deve utilizar a mesma conta que gerencia o Google AdWords e Anlytics, caso possua uma.
  2. Preencha o local, termos de uso e uma série de informações sobre o seu site.
  3. Depois, é preciso reivindicar o seu site, ou seja, provar para a Google que você é realmente o proprietário do site, seguindo as instruções de configuração.
  4. Verifique a URL e siga os passos informados. Pelo método recomendado, você deverá copiar o arquivo gerado pela Google e colocá-lo no código raíz do seu FTP, -essa tarefa é recomendada ser realizada pelos programadores do seu site-
    Depois disso, solicite a verificação.
  5. Com o site verificado, você pode começar a configuração dos produtos que deseja anunciar, clicando em “feed de dados” ou “novo feed de dados”.

Por que eu devo anunciar no Google Shopping?

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Anunciar no Google Shopping é fundamental para lojas físicas, e principalmente, para o lojas virtuais e e-commerces. O Shopping da Google costuma ser o maior canal de conversão para qualquer negócio que anuncia produtos na plataforma AdWords.
O aumento de empresas utilizando a ferramenta Google Shopping se deve a praticidade em avaliar e comparar preços do mesmo produto em lojas diferentes, ou seja, o usuário consegue avaliar e comparar preços de uma forma rápida (sem a necessidade de visitar site por site).
Outro fator responsável pelo crescimento da plataforma é o número de compradores utilizando plataforma mobile para realizar suas compras. Por vezes, o cliente vê o produto em uma loja física e vai checar na internet se o preço é compatível, dependendo do resultado da busca, mesmo presente na loja física, ele opta por fechar a compra pela internet.
Pesquisas recentes no mercado americano mostram que o Google Shopping vem crescendo ano após ano. Em um comparativo do primeiro quarto de 2016 versus o primeiro quarto de 2015, a receita da plataforma cresceu 52%, o que reforça a oportunidade de investimento e comprova a rentabilidade para os lojistas.
De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vagas, o número de smartphones chegou 168 milhões em maio de 2016, e a projeção é que, até 2018, esse número chegue a 236 milhões.

Dicas Google para uma boa campanha no Google Shopping

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  1. Promova somente produtos disponíveis para a compra direta
  2. Use um idioma oficial
  3. Informe aos clientes sobre sua política de devolução e reembolso
  4. Colete as informações do usuário de maneira responsável e segura
  5. Siga as Políticas do Google Shopping
  6. Verifique e reivindique a URL do seu website (peça ajuda de um programador)
  7. Ajuste os dados do seu produto de acordo com a especificação de feed do Google Shopping
  8. Faça login na sua conta do Merchant Center com frequência (faça o login na sua conta pelo menos uma vez a cada 14 dias para mantê-la ativa, porém, o ideal é acompanhar seus resultados diariamente. Seu login indica que os dados dos produtos são recentes e estão atualizados).

Você que é lojista, dono ou profissional de e-commerce, não desconsidere o Google Shopping. Ele é uma ferramenta poderosa que pode trazer grandes resultados e alavancar suas vendas e nós podemos fazer isso por você!