O que é link building?

Uma estratégia de marketing digital que procura criar links externos e direcioná-los para determinado site, melhorando a relevância dele nos mecanismos de busca e gerando tráfego.

Quando uma página tem um link ela diz que a geradora desse link é confiável. Um link funciona como um voto de confiança entre uma página e outra. Quando você coloca um link de um site para dentro do seu você dá dica de leitura de outra página.

Como bons exemplos estão as redes sociais. As pessoas reproduzem links em seus perfis de páginas que consideram confiáveis e que possuem conteúdo relevante na visão delas.
Link building funciona?

O número enorme de algoritmos que atuam na classificação das páginas nos buscadores hoje em dia transformaram o trabalho de link building em algo bem mais complexo. Sua importância e funcionalidade são cada vez maiores.

O trabalho nas redes sociais, por exemplo, é algo mais recente que deve ser encarado como prioridade, pois é um dos fatores de maior relevância na qualificação de links.

Viver de propaganda vai trazer dificuldades para o site. Ele precisa gerar conteúdo, seja de texto, áudio ou vídeo. Os hangouts e podscasts estão na moda. Conteúdos interativos são ainda mais atraentes.

Como o Google avalia o link building?

Bons links são a mola propulsora do SEO. O Google qualifica uma página conforme a qualidade e quantidade que um site recebe de linkagens. A quantidade de links de sua página em outras e a qualidade dessas páginas que estão multiplicando seu conteúdo vão ser fundamentais na hora de definir como você será qualificado no Google.

O Google tem um índice de popularidade que atribui notas entre 0 e 10 para cada página do site. Este valor é calculado com base na quantidade de links e no PageRank de cada página de origem do link.

Como fazer link building?

O processo de linking building começa com uma análise dos links do principais concorrentes do site para identificar qual modelo de construção utilizam as páginas líderes em visitação. Assim se define as estratégias de produção de links para o próprio site.

Para construir bons links, três aspectos são fundamentais: quantidade, qualidade e relevância. Quanto melhor for a origem do link, maior o valor que ele vai passar para o site apontado. Os votos de confiança dados pelos sites à sua página possuem pesos que variam conforme a relevância deles.

Fundamental também escolher boas palavras para o link. O ideal é colocar palavras-chave nele. O uso de expressões como “clique aqui” não é nada eficiente em um texto de link, porque os buscadores ignoram esse tipo de descrição. Não esqueça de colocar seu link em um contexto coerente.

Estratégias de link building

Crie blogs que levem os leitores ao seu site. Nesses blogs, produza conteúdos relevantes e sempre use o link da sua página.

Infográficos são ótimos para gerar muitos links e fácil de fazer. Basta pedir para clientes, fornecedores, prestadores de serviços ou qualquer outro tipo de parceiro comercial que tenha um site a inclusão de um link apontando para seu site.

É possível também fazer a chamada prospecção ativa de links, ou seja, buscar se relacionar com proprietários ou alimentadores de outros sites para que incluam seu link no site deles. É um trabalho de divulgação de conteúdo, semelhante ao de assessoria de imprensa.