SEO – Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que visa tornar os sites mais amigáveis para os mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.). Através de um planejamento de palavras chave selecionadas em todo o conteúdo do site, é possível alcançar posições melhores nos resultados orgânicos.
Essencialmente, as técnicas de SEO visam posicionar o site em posições de destaque nos resultados orgânicos nos sites de busca.
Entende-se por resultados orgânicos aqueles que não são anúncios – Google AdWords.

Como o SEO pode ajudar sua empresa?

Primeiramente, devemos considerar o SEO como estratégias que surtem efeito de médio a longo prazo, isso porque o SEO é um trabalho contínuo com foco nos pequenos detalhes que envolvem o site da sua empresa.
Cada site tem seu objetivo particular dependendo do seu segmento, por exemplo:

  1. E-commerces

No caso dos e-commerces, normalmente, as estratégias de SEO são utilizadas visando aumentar a venda dos produtos anunciados no site. Para esse tipo de segmento, o trabalho de SEO é muito mais árduo e constante, considerando que um site e-commerce contém centenas de páginas de produtos diferentes, com especificações diferentes e ofertas diferentes.
Quanto mais páginas indexadas em um site, maior devem ser os esforços de SEO, e no caso de um e-Commerce, existe uma quantidade bem grande de páginas indexadas.

  1. Blog

No caso dos blogs, o objetivo final é gerar tráfego qualificado e fazer com que os conteúdos sejam consumidos e compartilhados. Nesse caso, cada blog é direcionado a um segmento e personas diferentes, o foco é trabalhar as palavras-chave dentro dos conteúdos produzidos, para melhorar o posicionamento orgânico, e consequentemente, trazer mais leitores e seguidores para o seu blog.

  1. Institucional

Quando a empresa possui um site que não é propriamente um e-commerce, o objetivo é gerar tráfego qualificado que resultarão em possíveis leads para a equipe comercial trabalhar.
O site funciona como uma espécie de intermediador entre a empresa e seus futuros clientes. Através do site é possível saber mais informações sobre a empresa, como sua história, clientes, parceiros, serviços prestados, detalhes de contato, etc. Para gerar tráfego para um site institucional, normalmente trabalha-se o SEO nas estruturas do site, em seus conteúdos, e na construção de um blog com conteúdos voltados ao tema de relação com o segmento.

Diferença entre SEO e Google AdWords (links patrocinados)

Existe uma grande diferença entre os resultados orgânicos e os resultados pagos, isso desde os processos de cada estratégia, como também o resultado que se pode obter com elas.
O SEO trabalha para melhorar o posicionamento orgânico do site, isso significa os resultados abaixo dos resultados pagos.

resultados-pagos

resultados-organicos

A diferença é perceptível justamente porque os resultados pagos são sinalizados com um aviso do Google diferenciando-os como anúncios.
Hoje para que o site da sua empresa apareça entre os resultados pagos do Google, é necessário um investimento na plataforma Google AdWords.

Já para estar nas primeiras posições dos resultados orgânicos, é necessário colocar em prática as táticas e estratégias de SEO.

Como funciona o SEO na prática?

Podemos dividir os esforços de SEO em duas frentes distintas: fatores on-page e fatores off-page.

Fatores On-Page:

Os fatores On-Page são técnicas que visam melhorar o aspecto do site, ou seja, refere-se a tudo que está dentro do site, e consequentemente, tudo que está sob o seu controle. Entre os principais fatores on-page, podemos destacar:

  1. Títulos das Páginas
  2. URL
  3. Domínio
  4. Tags de descrição (principalmente a meta description)
  5. Atributo de imagens

Fatores Off-Page

Os fatores off-page também pode ser chamado de link building. São fatores que estão fora do controle do desenvolvedor e que depende de fatores externos. Os fatores off-page são links que provém de sites externos, ou seja, quando algum site referência ou cita o seu site dentro de seu conteúdo. Entre eles, podemos listar:

  1. Quantidade de links externos
  2. Qualidade dos links externos obtidos

Muitas empresas optam por realizar atividades irregulares para aumentar seu posicionamento orgânico de forma mais rápida, muitas vezes optam pela compra de links externos. Vale lembrar que o Google está sempre muito atento a esse tipo de comportamento e consegue detectar sites que tiveram um aumento repentino de links externos, e caso seja comprovada esse tipo de atividade, o site e a empresa estão sujeitos às penalizações impostas pelo Google.

Os fatores mencionados fazem parte de uma complexa e eficiente estratégia de marketing digital, mas a solução completa vai muito além disso e está implícita em cada detalhe do seu site. Existem centenas de fatores que a Google considera no momento de fazer o ranqueamento de resultados, mas o que é sabido por todos, é que o conteúdo, com certeza, é extremamente considerado nesse momento.

Conteúdo de SEO

O primeiro passo para iniciar seus trabalhos é em SEO é providenciar a construção de um blog em seu site, esse blog abrigará os conteúdos que forem compostos.
O conteúdo de um site que visa bons resultados em SEO deve ser um conteúdo de qualidade, que realmente aborde um assunto e discorra sobre ele. Deve ser um conteúdo original, e caso outras fontes sejam usadas para a composição, devem ser devidamente citadas no decorrer da produção.
Para escrever um conteúdo de qualidade, primeiro, é necessário saber exatamente para quem você está escrevendo, qual é seu público-alvo, para então produzir um conteúdo com uma linguagem compatível e em um canal eficiente de divulgação.
Vale lembrar que existem diversos formatos de conteúdo e sua empresa pode e deve explorar cada um deles:

  1. E-book
  2. Webnário
  3. Vídeo
  4. Checklist

Esses formatos diferentes de conteúdo e até mesmo os conteúdos ricos, podem ser usados como ofertas em outras estratégias de marketing digital.
O interessante é estudar detalhadamente sua persona para saber como impactá-la de maneira correta. Considerando os trabalhos de SEO, na produção de conteúdo é interessante que haja um estudo prévio de palavras-chave para que a sua estratégia seja de sucesso!

A Unius é especialista em estratégias de SEO e pode ajudar a colocar sua empresa onde você deseja estar! Venha tomar um café conosco!