SEO (Search Engine Optimization)

A grande ferramenta de otimização do momento é o SEO. A tradução é otimização para motores de busca, mas o SEO é muito mais que isso. A otimização de um site torna-o melhor compreendido pelas ferramentas de busca. Baseado em conceitos que envolvem uma série de procedimentos, estas técnicas de otimização vão ajudar este mecanismo de procura a encontrar melhor um site desejado e assim ranqueá-lo de uma forma melhor entre os milhões de sites existentes. As consequências da melhor utilização deste métodos vão melhorar o posicionamento de um site, assim gerando mais acessos e melhor divulgação de sua empresa/marca.

A primeira coisa que você precisa entender sobre o SEO é que ele é um mecanismo de procura, que vai filtrar os dados contidos em cada site espalhado pelo mundo, os mecanismos vão de uma página para outra buscando relevância, essa relevância é lida na forma de algoritmos, que são cálculos que vão definir o quanto um site é importante.

Os spiders (aranha em inglês) são uma parte desse mecanismo de busca, o mais conhecido é o Googlebot que é uma ferramenta que vai localizar todas as páginas na web, verificar as informações, ver conteúdo duplicado e a relevância do site. E isso vale para os vídeos publicados dentro do youtube também, como comentamos sobre no artigo, https://www.agenciaunius.com.br/youtube-ferramenta-edicao-videos/.

Para conseguir um bom ranqueamento nos buscadores, como no Google, Yahoo, Bing e outros, existem várias técnicas, dentre elas podemos destacar: a inclusão de palavras-chaves (keywords) no site, dependendo das palavras utilizadas nos textos isso vai fazer com que seu site seja localizado mais facilmente. O conteúdo também é muito importante como é o caso do último update no algoritmo do Google, o Panda, que prioriza páginas com conteúdos relevantes, bem escritos e únicos. Links internos e externos, e por aí vai, além de outros fatores como um desenvolvimento bem estruturado (OnPage) também ajudam a dar relevância ao site. Este conjunto de procedimentos chamamos SEO (Search Engine Optimization).