O User Experience Design (UX Design) é uma área de comunicação que abrange todos os aspectos que os usuários têm em relação à interação, seja ela com a empresa, marca, serviços e produtos.

Não, UX Design não é uma profissão. Ele é uma habilidade que o Designer deve ter, mas já existem muitos profissionais especializados no assunto.

E é um assunto muito abordado entre os designers, afinal é um trabalho importante para as empresas, já que o que vale é sempre a palavra final do consumidor/usuário.

O UX Design tem como principal intuito tornar a experiência do usuário com a marca algo inesquecível e efetivo. O requisito básico para isso é atender as necessidades básicas do cliente provendo uma boa experiência.

Colocando em exemplos, vamos pensar em um veículo. Um carro inicialmente é visto apenas em sua parte física, a forma ou a interface. Essa parte seria a User Interface ou Interface do Usuário, que seria o UI Design.

Já a experiência – UX Design – é o prazer que o veículo proporciona a você quando está dirigindo. É a experiência que você tem com o uso do veículo.

Em nossa linguagem, os Web Designers quando criam um site pensam no modelo, no ‘’desenho do site’’, eles pensam como UI Design. Enquanto o User Experience cuida de toda a parte de interação e comportamento do site.

E para chegar a tal ponto deve-se usar elementos visuais, diagramação, arquitetura, tudo que realmente reflita o que o usuário está esperando do serviço. Vale até tentar utilizar técnicas do teste A/B para entender o comportamento e entregar informações relevantes.

Mas afinal, o que está dentro de que? UI está dentro de UX ou UX está dentro de UI? Dan Staffer criou um modelo que ajuda a diferenciar em qual área o UI e o UX estão inseridos.

UX Desing Modelo

Ou seja, de acordo com o gráfico de Staffer, o User Experience engloba todas as áreas, ele agrega todas porque, sem as demais, não há experiência do usuário. O User Experience Designer precisa ter conhecimento sobre design de interface, agora o UI Designer não precisa conhecer o lado UX.