São mais de 1,1 bilhão de pessoas que utilizam o Google Search para fazer suas pesquisas mensalmente. Nesse tempo, são feitas mais de 114 bilhões de pesquisas. A abrangência da ferramenta coloca o Google como a empresa responsável por 67,7% do mercado de buscas on-line nos Estados Unidos, segundo a comScore.

Se você pretende dar maior visibilidade à sua página na internet, observar como se comporta o buscador do Google é uma maneira bem eficiente. Analise as páginas que estão no topo da lista e veja as particularidades delas, o que elas possuem em comum em relação a conteúdo e organização.

Apesar das dicas que você vai conseguir, será incapaz de saber exatamente todos os fatores que levam uma página a ser a líder em pesquisas. Afinal, são 200 fatores que o Google divulga levar em consideração na hora de classificar uma página.

Apesar da empresa não informar todos os fatores, alguns são evidentes e podem ser organizados de maneira a deixar a sua página mais atraente para o buscador. Por exemplo, o domínio do site, sendo mais antigo e com palavras-chave bem escolhidas, aproximam você do seu leitor.

Escolha bem o título da sua página e coloque palavras-chave nele e na descrição da página. Número de visitas, tempo de permanência na página, número de páginas no site, diversidade de links e contextualização deles entre palavras-chave importantes facilitam a busca a seu favor.

Lembre-se que as redes sociais são instrumentos muito úteis na divulgação do seu conteúdo. Por meio delas é possível que o seu leitor comente e compartilhe seus conteúdos, fatores importantes para a qualificação no Google Search.