O mercado de criação de aplicativos só tem crescido nos últimos tempos e não há uma perspectiva de que esse avanço desacelere, pelo contrário! Cada vez mais as pessoas estão fazendo o uso de aplicativos e migrando de sites para as funcionalidades do mobile, prezando e focando no design de aplicativos!
Muitas empresas já descobriram o potencial dos aplicativos e tem investido neles com seriedade e força. Porém, existem algumas dificuldades nesse mercado, onde podemos citar:

  1. Muitos aplicativos não têm aderência com o mercado
  2. Grande parte dos aplicativos são baixados e desinstalados (às vezes até no mesmo dia)

Isso pode acontecer principalmente por duas razões:

  1. No mar de sugestões das lojas de aplicativos, o usuário não conseguiu visualizar o seu
  2. A descrição do seu aplicativo era muito mais convincente que a funcionalidade dele

Para garantir sucesso no mundo dos aplicativos, você precisa tomar alguns cuidados para não ser engolido por outros milhões de aplicativos que também buscam um lugar ao sol. Atentar-se ao design de aplicativos pode ser semelhante aos mecanismos de busca do Google, as lojas de aplicativo também usam algoritmos que definem a ordem de ranqueamento na lista de busca. As práticas para posicionar melhor seus aplicativos nessas listas são denominadas ASO. Você pode saber mais sobre as práticas de ASO – App Store Optimization nesse link.

    1. Tamanho do Aplicativo
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      Em pleno século XXI você deve se preocupar muito com o espaço que seu aplicativo vai ocupar no celular do usuário. Muitos aplicativos apesar de serem extremamente funcionais, infelizmente acabam ocupando muito mais espaço do que o usuário está disposto a conceder em seu tablet ou celular, então, em um piscar de olhos esse aplicativo vai direto para a lista dos desinstalados. Esse é o pesadelo de qualquer desenvolvedor. Podemos dizer que, pior que alguém não baixar seu aplicativo, é baixar seu aplicativo e excluí-lo em seguida, isso significa que, muito provavelmente, o usuário não gostou ou não se identificou com o serviço que você ofereceu, o que quer dizer que, provavelmente, você não deu a devida atenção ao design de aplicativos.
      O fato é que muitos aplicativos acabam sendo desinstalados por ocuparem muito espaço, então, preocupe-se com isso na etapa do desenvolvimento. Considere a qualidade e o uso de imagens e vídeos e tente otimizar o que você puder para tornar seu aplicativo mais leve!

 

    1. Conteúdo Original e Relevante
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      Sabemos que conteúdo é rei em qualquer estratégia de marketing digital, e não seria diferente falando de aplicativos! Produza conteúdo original e relevante para o seu público alvo, pense no que ele gostaria de encontrar no seu aplicativo e em qual formato de conteúdo (imagem, texto, vídeo, etc). Design de aplicativos também significa focar na produção de conteúdo para agregar valor ao aplicativo. Esteja sempre antenado às novidades relevantes ao seu público alvo, prepare tendências, mantenha seu aplicativo com um conteúdo atualizado, moderno, responsivo e que desperte a curiosidade das pessoas.
      O objetivo é sempre fazer com que o usuário cheque seu aplicativo frequentemente, navegue pelos menus, aproveite todas as funcionalidades, e depois, compartilhe o conteúdo que você dispõe com todo mundo!
    2. Considere o Design do Aplicativo
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      Se o design do aplicativo for confuso, dificilmente o usuário conseguirá navegar por ele sem encontrar problemas. Outro fato que devemos admitir sobre os hábitos dos consumidores é que geralmente eles não têm muita paciência para ficar procurando por menus ocultos e conteúdos mal posicionados. Esse também pode ser um grande fator que gera a exclusão de alguns aplicativos: eles são difíceis de navegar!
      Por isso, preocupe-se com o design do aplicativo, tente manter o layout limpo,organizado e de fácil acesso. Pense em como seu usuário vai navegar por ele, onde ele encontrará as principais informações e acessos para as funcionalidades. Por se preocupar com o design do seu aplicativo, com certeza você já ganhou muitos pontos!

 

  1. Opte pelo Minimalismo
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    Logotipos, ícones, fontes e menus também fazem parte do design de aplicativos e devem auxiliar a navegabilidade do usuário, tornando sua experiência a mais proveitosa possível. Escolha cores frias, suaves e sutis que enfatizem a boa visibilidade do conteúdo e que passem um pouco da visão da marca ou da empresa.
    Use uma cor mais chamativa para os botões, além de chamar a atenção do usuário, ainda destaca do restante do texto, deixando claro que se trata de um botão de ação.
    Independente das opções que você escolher para o layout do seu aplicativo, evite ocultar conteúdo e preze por uma aparência e aspectos agradáveis.O mercado de aplicativos mobile está crescendo com uma rapidez avassaladora. Coloque sua empresa nesse avanço tecnológico e esteja presente em mais esse progresso.
    Desenvolver um aplicativo para a sua empresa pode te colocar a frente da concorrência, e principalmente, pode significar uma forma de ter seu usuário mais perto de você, através do aparelho que ele tem mais próximo dele: o celular!