Assim como a internet evolui quase que na velocidade da luz, o marketing digital não fica para trás. A cada dia, novas técnicas, estratégias e métodos são desenvolvidos na intenção de evoluir as formas de se comunicar com os clientes e anunciar no meio digital. Pensando nisso, juntamos algumas tendências do marketing digital de 2017 que podem ser relevantes para o seu negócio:

 

Inbound Marketing (Marketing de Atração)

O marketing de atração consiste em atrair o usuário para o seu negócio, converter em lead, criar um relacionamento e garantir uma maior probabilidade de conversão, tudo isso através de conteúdos e materiais segmentados como blogs, e-books e mídias sociais, entre outras, sobre o seu meio de atuação e conforme os interesses deles.

O Inbound Marketing tem como objetivo encantar e fidelizar o seu público, indo na contramão do método tradicional, chamado de Outbound Marketing, que visa a venda direta.

Entenda melhor sobre esse conjunto de técnicas nos artigos A importância do Inbound Marketing e 5 motivos para fazer Inbound Marketing.

 

UX (User Experience – Experiência do Usuário)

Cada dia que passa a experiência do usuário conta mais, e o porquê é bem simples: eles que ditam as regras, pois vão consumir o seu produto, contratar os seus serviços, compartilhar e indicar para outras pessoas.

Segundo a Gartner, em 2017 cerca de 89% das empresas terão a experiência do usuário como principal diferencial, pois a quantidade de serviços similares oferecidos por empresas diferentes os deixaram mais informados e críticos. Uma ótima experiência pode ser o que diferenciará em sua decisão de compra.

Para trabalhar o UX no seu site é importante que você saiba o que o seu usuário precisa, como ele se comporta e quais dificuldades encontram, assim é possível que as melhorias comecem a serem feitas.

  • O seu site precisa estar usual, responsivo e bem apresentado para que a boa experiência seja garantida;
  • Invista na possibilidade do seu cliente passar feedbacks em todos os canais de contato. Isso contribui no estudo e proposta de melhorias;
  • Personalize a experiência de acordo com os tipos de persona. Oferecer uma navegação personalizada aumenta as chances do retorno do usuário e fidelização de clientes.

 

Anunciar nas Mídias Sociais

As Mídias Sociais ganharam o meio digital por serem canais de uso democrático (qualquer pessoa pode ter um perfil no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Google+ etc) e por centralizar o uso dos usuários. Segundo estudo da eMarketer, o Brasil é o país com mais usuários de mídias sociais, podendo atingir 100 milhões de adeptos em 2018.

Aproveitando esse gancho, as empresas passaram a disponibilizar ferramentas de anúncios dentro das redes, como o Facebook Ads, Instagram for Business, Twitter Ads, entre outras. Anunciar em Mídias Sociais se tornou, então, uma das peças fundamentais para uma boa estratégia de marketing digital.

Alguns dos benefícios de investir nas mídias sociais:

  • Possibilidade de segmentar os anúncios para atingir o público certo, de acordo com os interesses do consumidor e serviços oferecidos pela empresa;
  • Considerando que 49% dos brasileiros estão nas mídias sociais, existem grandes chances do seu público-alvo estar em alguma delas. Estude, planeje e entenda como, quando e por qual canal você tem mais chances de encontrá-lo e convertê-lo.
  • Existe uma variedade de tipos de anúncios que podem ser por textos, imagens, vídeos ou até todos juntos e de diversos formatos. Entendendo o seu cliente e como ele se comporta, você tem um leque de opções para impactá-lo;
  • Todos esses benefícios com a cereja do bolo: a possibilidade de investir com o que couber em seu bolso.

 

CRO (Conversion Rate Optmization – Otimização da Taxa de Conversão)

Em uma explicação simples, CRO é a possibilidade de converter os seus clientes, por meio do seu site ou landing page, sem a necessidade do aumento do trafego.

Esse método consiste em criar uma boa experiência aos visitantes através de estudos de como ele se comporta em seu portal, considerando suas atitudes de navegação: barra de rolagem, movimentação dos olhos, botões de ação, entre outros, viabilizando os ajustes e melhorias a serem feitos, de acordo com a segmentação e conteúdos oferecidos.

Um site bem-disposto, fácil de navegar e com um layout atrativo contribui diretamente com a satisfação dos usuários do seu site e facilita na conversão final – transforma acessos em resultados.

 

Se você ainda não aderiu a essas tendências do marketing digital para sua empresa, não perca tempo! A contratação de especialistas no assunto é primordial para a garantia dos resultados que se espera. A agência Unius pode te ajudar, venha nos fazer uma visita e bater um papo, após um diagnóstico te apresentaremos a melhor estratégia para alavancar seu negócio.