Em um mundo onde o marketing de atração se tornou o futuro do Marketing Digital, integrar a comunicação de seus canais para que juntos transmitam o mesmo tipo de mensagem se torna essencial para garantir a assertividade de suas campanhas. E se tivesse uma ferramenta que facilitasse essa comunicação integrada e ainda, automatizasse todas as ações? Pois bem, ela existe e se chama RD Station.

O RD Station é o software de Marketing e Vendas da Resultados Digitais e se tornou, desde 2012, um grande aliado para empresas que trabalham com as táticas de Inbound Marketing. Ela faz uma gestão completa dos seus canais com o objetivo de atrair visitantes para o seu site e transformá-los em leads qualificados, aumentando consideravelmente as chances de conversão, economizando o seu tempo e reduzindo os seus custos.

A agência Unius é parceira da Resultados Digitais e utiliza a ferramenta para impactar os clientes de nossos clientes. Mas você já conhece suas funcionalidades? Sua importância? Ou melhor, para que exatamente ela serve? Trouxemos neste artigo tudo sobre a ferramenta pioneira de comunicação integrada do Brasil para que você entenda exatamente como ela pode ajudar a alavancar o seu negócio!

 

Estratégia de capitação: Funil de Vendas

Considerando a estratégia de marketing de atração utilizada pela RD Station, existem 4 etapas principais para que o seu visitante se transforme em um cliente potencial. É importante que você entenda que nem todos os clientes estão na mesma etapa de compra e alguns precisam de um estímulo maior para serem transformados em conversão. Conversar com cada um através de uma comunicação integrada e específica é crucial para a garantia do bom desempenho da sua estratégia. Entenda as etapas de um Funil de Vendas:

funil-de-vendas

Atrair

Na primeira etapa do funil estão presentes pessoas que foram atraídas para o seu portal por meio de fontes de tráfego que podem ser anúncios em sites de pesquisa, redes sociais, blogs, entre outros. Neste momento qualquer tipo de pessoa está em contato com o seu canal, desde curiosos que estejam fazendo apenas uma pesquisa ou alguém que já tenha um interesse concreto pelos seus produtos ou serviços.

  • Objetivo: prender a atenção do seu visitante para que ele retorne ao seu site e passe para a próxima etapa do funil. Isso se torna possível oferecendo uma boa experiência aos seus prospects através de um site atrativo, bem-disposto, responsivo e com um conteúdo relevante.
  • Unius: Definição detalhada de personas, análise e criação das listas de palavras-chave, otimização (SEO), textos para postagem em blog, criação estratégica das Redes Sociais e criação de campanha no Google AdWords.

 

Converter

É interessante a existência de testes A/B dos formulários de capitação de leads, pois assim temos uma visão geral de quais campos eles encontram dificuldade no preenchimento, dados que não querem passar (exemplo CPF), quais opções de formulários performam melhor e as informações mais fáceis de serem capitadas. Tenha em mente que neste momento você já tem as informações principais dos seus visitantes, a comunicação que será feita a partir de agora precisa ser personalizada.

  • Objetivo: conquistar a confiança dos seus leads e qualificá-los de acordo com seus dados e interesses, pois assim é possível segmentar um conteúdo específico para cada um deles. A ferramenta RD Station garante a automação dessa ação.
  • Unius: usaremos alguns elementos essenciais através da ferramenta RD Station e da criação de Landing Pages para realizar a conversão com o uso de iscas, como e-Books específicos sobre o seu meio de atuação.

 

Relacionar

Este é o momento de conversar e se relacionar com o seu lead. Ele já conhece a sua marca e seus serviços, já demonstrou seus interesses e disponibilizou um contato direto que possibilita o envio dos conteúdos, ou seja, o canal de comunicação entre vocês já está garantido.

  • Objetivo: nutrir um relacionamento horizontal com seus clientes através do envio de informações, conteúdos e ofertas, aumentando ainda mais sua confiança e deixando-o mais perto da próxima etapa do funil.
  • Unius: criar um relacionamento para que o interesse ocorra involuntariamente. Utilizamos a ferramenta para conquistar esse passo através da criação da jornada de conversão, e-mails marketing, criação e gerenciamento das Redes Sociais, campanhas nas Redes Sociais e gerenciamento das campanhas de AdWords.

 

Vender

Depois de conquistar todas as informações valiosas dos seus leads, como ele se comporta e quais são suas reais necessidades e interesses, com a colaboração de uma equipe de vendas você consegue efetivamente transformar o seu lead em conversão.

  • Objetivo: estimular a conversão e retenção de seus clientes. Através da confiança conquistada, transformá-lo em uma espécie de “embaixador da marca” onde ele passa a compartilhar e indicá-la para outras pessoas, propagando os seus serviços e produtos e assim, proporcionando novos leads e consecutivamente, conversões.
  • Unius: oferecer materiais com uma abordagem mais agressiva e que estimule sua intenção de compra, utilizar descontos, cupons ou ofertas. O seu lead está na última etapa do funil, portanto a comunicação integrada precisa ser de acordo com o seu interesse atual.

 

Principais funcionalidades da RD Station

Bom, agora que você já sabe como funciona a estratégia utilizada pela ferramenta, se essa for a escolha de investimento de marketing da sua empresa nada mais justo do que utilizar as funcionalidades da RD Station e automatizar os processos. Confira agora suas principais funções que tornam possível colocar em prática todas as etapas do funil de vendas por meio dos especialistas da Unius.

  • Otimização para buscadores (SEO): funcionalidade que indica as melhores ações para que seu portal fique bem posicionado organicamente nos principais sites de buscas.
  • Landing Pages e geração de leads: a possibilidade de criar páginas na web que contenham formulários com a finalidade de capitar informações de leads em troca de iscas, como exemplo o oferecimento de e-Books.
  • E-mail marketing: a ferramenta disponibiliza diversos modelos e templates, dispara os e-mails e ainda oferece um relatório completo sobre os resultados como cliques, aberturas, etc.
  • Automação de marketing: gera uma inteligência, de acordo com os interesses de seus leads, automatizando os disparos de forma personalizada para cada um deles.
  • Monitoramento de leads: saiba tudo o que o seu lead está fazendo, quais páginas ele acessa e os conteúdos de seu interesse. Esse recurso permite que o acompanhemos em todas as etapas do funil até a conversão final, entendendo o seu comportamento e gerando insights para futuras ações.
  • Gestão de contatos e lead scoring: atribui um certo tipo de pontuação aos seus leads, separando-os de acordo com cada etapa que ele se encontra, seu perfil e o tipo de interação.
  • Mídias sociais: com esse recurso é possível planejar mensal e semanalmente as postagens das suas redes sociais, pré visualizar e agendar suas publicações.
  • Análise e planejamento: a RD Station ainda oferece uma ferramenta para analisar e planejar a estratégia de todos os canais de comunicação de forma unificada, garantindo a comunicação integrada entre eles e uma visão geral da performance de suas campanhas.

 

Venha nos fazer uma visita que te mostraremos como colocar em prática todas as técnicas de Inbound Marketing, idealizadas pelas mãos de nossos especialistas e por intermédio da ferramenta RD Station, pioneira no segmento, de acordo com as necessidades da sua empresa. A Unius te espera!