O que é design responsivo?

Um site responsivo adapta seu layout e seu conteúdo para os diferentes tipos de dispositivos, de computadores de mesa a notebooks, de tablets a smartphones. Ele permite reconhecer o tamanho da tela e a resolução dela, oferecendo a melhor configuração e distribuição de pixels para uma navegação confortável pelo site.

A função desse tipo de web design é, grosso modo, colocar o mesmo conteúdo visto em um monitor de 20 polegadas em um smartphone com tela de 5 polegadas sem perder qualidade visual.

Por que design responsivo é importante para o meu site?

Mais importante que entender o que é design responsivo é entender em que ele será útil ao meu site.

Até recentemente, as diferenças entre as telas e a quantidade de navegadores de internet eram pequenas. De uns anos pra cá, tem aumentado o número de navegadores e as diferenças entre as telas abriram um abismo, que em uma ponta tem celulares com telas de 2 polegadas e na outra televisores que acessam a internet com 50 polegadas.

Sem o design responsivo, o site teria que ter uma dezena de configurações diferentes para cada tipo de tela e ainda ficaria sujeito a desacordos sobre o tipo de design correto para a tela em questão. Com essa tecnologia, os elementos do site vão se adequando à tela como um fluxo de água que passa entre uma configuração estreita de canos.

Além de dar leitura descomplicada às páginas, o design responsivo dá melhor qualificação aos sites nos buscadores. Para entender isso é preciso saber que o Google qualifica as páginas pela exclusividade do conteúdo que ela possui. Os conteúdos exclusivos são bem ranqueados, os que são cópias possuem posicionamento ruim.

Sites com layouts responsivos precisam de um único endereço. Dentro desse endereço colocam um conteúdo que pode ser acessado por aparelhos de diferentes tipos.

Já o design tradicional precisava de um endereço para cada layout. Acessar por um smartphone requer uma URL, enquanto por um notebook requer outra. Dessa maneira, o Google entende que essas URLs estão publicando conteúdo copiado e rebaixa seus posicionamentos no PageRank.

Na prática, como funciona?

O design responsivo adapta o layout da página de acordo com a resolução em que está sendo visualizado o site, redimensionando as imagens automaticamente para que caibam na tela e sem sobrecarregar a transferência de dados em um aparelho de processador não tão potente.

Outra facilidade dessa tecnologia é simplificar elementos do site para aparelhos com pouco espaço de tela, dando menos prioridade e menor campo de visão para elementos secundários e valorizando aspectos centrais da página.

Esse design também é responsável por colocar o conteúdo na horizontal ou vertical conforme a facilidade do usuário e reduzir o número de pixels para aparelhos de menor capacidade, permitindo uma navegação mais veloz.

Agora, sabendo o que é design responsivo, fica mais fácil tornar o conteúdo do seu site mais interessante para as diferentes plataformas de acesso.