Desde 2004 é realizada no Brasil a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI) e com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa.

O objetivo da Semana é mobilizar a população, principalmente jovens e crianças, sobre temas e atividades referentes a ciências e tecnologia.

Este ano a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre de 21 a 27 de outubro e abordará o tema “Ciência, saúde e esporte” devido aos grandes eventos esportivos que serão realizados no país como: Copa do Mundo e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Mais de 200 instituições e cidades já tem participação confirmada.

Quem estiver interessado em se cadastrar no evento poderá participar de feiras e mostras de ciências, exposições, palestras, eventos interativos, ações de serviço na área de saúde, oficinas, debates, mesas-redondas, entre outras diversas atividades.

Para conferir informações de como participar, histórico de outras edições e fazer download de materiais disponíveis para divulgação e outros sobre o tema acesse a página da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia. Na página também é possível acessar outros links para conhecer ações semelhantes em outras localidades fora do Brasil, além de conhecer um pouco sobre os cientistas brasileiros.