Agora vamos mostrar a diferença entre SEO vs PPC , mas antes de qualquer definição precisamos entender que dependendo de sua estratégia, os dois serão necessários.

SEO vs PPC

É muito complicado explicar para o cliente a vantagem de investir em SEO “otimização” do site e por este motivo resolvemos publicar este post.

Claro que é importante fazer o PPC do Google esta é uma estratégia de rápido resultado, mas não tem longa duração de investimento, a partir do momento que o crédito acaba o anúncio simplesmente sai do resultado da busca enquanto se compararmos com o investimento em otimização constatamos que o retorno é mais lento mas em contrapartida a duração deste investimento é muito mais longa.

É necessário otimizar constantemente para estar sempre bem posicionado na busca orgânica do Google, porque sempre existem novos termos para serem posicionados e também porque estamos falando de uma ferramenta em constante evolução, desde que as novas regras do Google Panda foram lançadas, já houveram 5 atualizações e o objetivo destas atualizações é trazer ao usuário o melhor conteúdo e com isso muitos sites estão sendo penalizados neste posicionamento.

Comparação SEO x PPC

SEO SEM

Comparando com o universo das mídias impressas segue um exemplo:

O que dá mais credibilidade ao leitor: um anúncio de shampoo ou uma matéria de um dermatologista indicando este mesmo shampoo?

Um anúncio, por melhor que seja produzido, todo mundo sabe que ele está lá fazendo uma propaganda (foi pago para estar lá) então qual o motivo para investirmos em anúncios? Tornar a marca conhecida, levar ao consumidor a imagem de um determinado produto ou a marca de uma empresa, para que na hora da compra este já tenha uma lembrança daquela imagem.

No caso de uma matéria que indica um determinado produto, serviço ou marca, a credibilidade que o leitor sente é muito maior e relevante e neste caso o usuário muitas vezes nem espera o momento da compra, ele saí mais rapidamente em busca do produto citado na matéria.

É desta forma que comparamos a otimização de conteúdo com o link patrocinado (Adwords), a otimização leva ao usuário uma maior relevância e credibilidade já o PPC (link patrocinado) torna a marca mais forte e mais conhecida.

Conclusão

O importante é saber que são duas estratégias que se completam, mas que tem que ser bem planejada para trazer o retorno desejado.

Uma análise avançada nas estatísticas de visita do site é importantíssima para uma boa avaliação das ações passadas e para a orientação das futuras estratégias. Várias ferramentas nos auxiliam nesta análise e muitos relatórios devem ser fornecidos para a melhor tomada de decisão.