Hoje em dia temos dois tipos de sites que são utilizados em celulares e dispositivos móveis: o site responsivo e o mobile. Cada um possui características próprias, seja no momento de criação e no funcionamento.

É importante frisar que estas tecnologias não competem entre si, apenas apresentam funcionalidades e atendem necessidades diferentes e de acordo com o que você precisa.

Vamos ver quais as diferenças?

Site Responsivo

Este modelo de site é feito para se adaptar melhor a uma interface mobile, seja um tablet ou um smartphone, levando como base o tamanho da tela em que está sendo exibido.

Sendo assim, eles só podem ser executados em um navegador que esteja instalado em seu smartphone e geralmente são difíceis de ser otimizados. É impossível que um site responsivo seja tão eficiente quanto um aplicativo nativo.

Muitos acreditam que só pelo site rodar no celular ele já é responsivo, todo o site irá funcionar, porém, se não houver responsividade a disposição das páginas, menus e algumas outras funcionalidades ficarão perdidas e confusas. A desistência por parte do usuário pode ser proporcionada.

Um site sem essa tecnologia usará o zoom para ser visualizado, isso dependerá do tamanho da tela.

No responsivo, os elementos serão reorganizados de acordo com o CSS, utilizando um sistema conhecido como media queries, aonde as propriedades dos elementos são alteradas.

A partir disso conseguiríamos programar uma página que tenha um banner para aparecer em um iPad, mas não em um iPhone.

Site Mobile

Também conhecido como Web App, ele utiliza uma tecnologia semelhante, mas não é a mesma coisa. Quando acessado do dispositivo móvel seu aparelho irá reconhecer o tipo de dispositivo e carregar automaticamente a versão mobile do site.

Isso faz com que o site se adapte ao dispositivo independentemente do tamanho da tela.

Se for necessário trabalhar um site já pronto, talvez o mobile seja a melhor opção, isso porque ele utiliza um código completamente novo e com isso você terá uma maior liberdade para desenvolver.

Se a necessidade for um site do zero, o responsivo é a melhor opção, com ele você trabalhará e conseguirá fazer um estudo e uma análise de acordo com os elementos e como eles irão se comportar em cada tamanho de tela. Existe também uma vantagem, no site responsivo você utilizará sempre o mesmo código através do media queries.