Smarketing é um conceito relativamente novo no mundo do marketing. Muitos ainda não ouviram falar dessa estratégia, mas acredite, ela pode fazer toda diferença em seu negócio e você poderá conferir tudo neste artigo.
Em muitas empresas, as áreas de vendas e de marketing são como se fossem inimigas mortais. De acordo com a Hubspot, 87% dos profissionais destes setores valoram negativamente os do outro setor, por mais que o trabalho de ambos seja complementar.
Acontece que esta atmosfera prejudica o que realmente interessa: o crescimento do seu negócio.
Afinal, enquanto o marketing se atenta às necessidades do mercado e cria estratégias para atrair novos consumidores, o time de vendas dá o toque final, encantando-os, convertendo-os e aumentando a base de clientes.
Não faz muito mais sentido que ambos trabalhem juntos?
Felizmente, já existe uma filosofia de trabalho que prega a união entre estas áreas tão essenciais: o smarketing.
Aprenda tudo sobre ela, seus benefícios e sua implementação!
O que é smarketing?
A palavra inglesa smarketing vem da junção dos termos sales (vendas) e marketing.
Como o próprio nome diz, trata-se de uma filosofia que prega o trabalho integrado e articulado entre ambas as áreas.
Ela parte do princípio de que, quando suas funções são executadas em harmonia, a empresa atinge resultados melhores – o que convenhamos, é o objetivo de todos os setores dentro de todos os negócios.
Este modo de trabalho nasceu na agência americana Hubspot, que foi responsável por tornar o Inbound Marketing tão popular mundo afora. Ou seja: o termo foi cunhado por quem sabe o que faz – e, consequentemente, o que diz.
Quais são as vantagens de aplicar o smarketing a seu negócio?
De acordo com a própria Hubspot, empresas que usam o smarketing crescem 20% mais do que as que não usam. Ainda assim, na maioria dos negócios, alinhar estas áreas é um tremendo desafio! Porém, acredite: vale a pena!
Como colocar o smarketing em prática?
Felizmente, não é nenhuma missão impossível.
Veja algumas dicas para implantar o smarketing em sua empresa e garantir melhores resultados com a integração das equipes:
1. Esclareça a estratégia aos times
Antes de tirar qualquer coisa do papel, é importantíssimo reunir os times e explicar o que é o smaketing.
Ressalte que os melhores resultados trazidos pela técnica beneficiarão a todos!
2. Garanta que as metas de ambos estão alinhadas
Em seguida, é importante que os setores de marketing e vendas comecem a tomar decisões juntos.
Isto pode ser feito com reuniões para alinhar metas e, consequentemente, os planos de ação para atingi-las.
3. Reestruture os processos prezando pela integração e articulação
A reestruturação em si, só vem depois que as equipes estiverem cientes e com metas unificadas.
A partir disso, você pode pensar em reuniões de alinhamento periódicas, relatórios conjuntos e, até mesmo, um espaço de trabalho compartilhado.
4. Conte com especialistas
Para que o smarketing funcione, é essencial que tanto o departamento de vendas quanto o de marketing funcionem de modo impecável.
A Unius pode te ajudar com isso!
Contamos com um time de especialistas preparados para fazer desde planejamentos estratégicos até ações cotidianas, como de SEO e redes sociais.
Alinhe estas táticas com o funcionamento do seu time de vendas e veja os seus resultados decolarem!
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