O que é o SOPA

No dia 18 de janeiro de 2012 a Wikipédia (inglês) ficará fora do ar por 24 horas. Esta é uma ação contra o SOPA e os gigantes como o Google, Facebook e Yahoo estão ameaçando fazer o mesmo.

O principal motivo de ser contra a SOPA é que esta lei prevê que empresas, governo ou detentores dos direitos autorais tirem do ar conteúdos e sites sem prévia ordem judicial e isso além de ser um ato autoritário ainda fere o direito de defesa, que qualquer pessoa deve ter.

Uma questão que me faz pensar é o “por que” da indústria de áudio e vídeo são tão protegidas nessa luta contra a pirataria, isso não significa que sou a favor a pirataria, mas simplesmente devemos questionar este assunto, pois estamos vivendo um novo momento.

Na prática, um cantor assim como a sua gravadora ganham muito dinheiro quando fazem shows, me parece muito ilógico, hoje em dia, com a internet disponibilizando conteúdo de forma tão rápida, alguém querer controlar downloads de músicas.

A indústria farmacêutica tem a quebra de patente depois de um determinado tempo do lançamento de um medicamento. Isso é correto com o Cientísta e com o Laboratório que investiu milhões/bilhões em pesquisa?

Pois o principio deveria ser o mesmo, não consigo entender o download de músicas e vídeos ser um ato de pirataria, acredito que o conceito de ganhar dinheiro com vídeo e música vai ter que mudar no futuro e o setor vai ter que repensar a forma de entrada financeira.

O processo natural acaba punindo a cópia (pirataria) como é o caso do sistema de busca do Google, estar bem posicionado na busca orgânica do Google é fundamental e os textos autorais são muita mais relevantes e portanto o próprio Google privilegia essa atitude com um posicionamento melhor na busca, assim como pune sites que simplesmente copiam conteúdo, não removendo o site, mas deixando este em um posicionamento desfavorável e sabemos que não estar nas primeiras páginas do Google representa uma visibilidade praticamente nula. Este é um processo natural de privilegiar os direitos autorais sem ferir os direitos do cidadão e sem autoritarismo.

Muita coisa vai ter ainda que ser repensada.