Cada vez mais, o marketing de influência tem se mostrado uma alternativa rentável para marcas dos mais diversos segmentos. De acordo com o TapInfluence, trabalhar com influenciadores digitais oferece um ROI 11 vezes maior do que o da publicidade tradicional.

Entretanto, isto não é mágica: as ações com influencers exigem muito planejamento e estudos para que efetivamente deem frutos.

Neste artigo, você vai ver porque trabalhar com influenciadores digitais funciona e como maximizar os resultados de sua estratégia.

 O que são influenciadores digitais?

Gente como a gente, mas com uma legião de seguidores nas redes sociais. Esta é uma das melhores definições de um influenciador digital!

Ao contrário de uma celebridade, um influencer dá margem para que o público se identifique e se relacione com ele.

Consequentemente, trata-se de uma poderosa ferramenta de marketing.

O conceito, em si, não é novo: sabe quando, em propagandas tradicionais, uma celebridade se posiciona como embaixadora de um produto?

Os influenciadores fazem o mesmo, mas nas redes sociais e com uma imagem de pessoa comum. Isto faz toda a diferença!

Por que trabalhar com influenciadores digitais?

Além do ROI surpreendente, cada vez mais pesquisas têm ressaltado que, quando um consumidor vê um influenciador utilizando um produto ou serviço, o impacto é equivalente ao de uma recomendação de um amigo.

O resultado? Um estudo realizado pelo Twitter, em parceria com a empresa de análise Annalect, revelou que 40% das pessoas que viram um influenciador utilizando um produto no Instagram, Twitter, Vine ou YouTube, acabou comprando-o.

Isto porque, ao trabalhar com influenciadores digitais, sua estratégica tem precisão cirúrgica: todos os profissionais da área são reconhecidos em um ramo específico (tecnologia, beleza, viagens, etc).

Assim, você pode fechar parcerias com pessoas que se relacionam justamente com o público que tem mais chances de se tornar seu cliente.

Não é algo que acontece, por exemplo, em uma propaganda de TV: basicamente, você investe nela e torce para que dê certo. As chances de o dinheiro gasto ser jogado no lixo são grandes!

Como trabalhar com influenciadores digitais e obter mais resultados?

Ao trabalhar com influenciadores digitais, muitas marcas têm preferido os chamados microinfluenciadores, àqueles com audiências gigantescas.

Embora eles também tenham uma boa reputação entre um público específico, sua quantidade de seguidores não é tão alta.

Em compensação, eles interagem muito mais com os fãs. Consequentemente, a certeza da ação é maior.

As estatísticas comprovam sua eficácia: de acordo com uma pesquisa conjunta feita por Youpix, GfK e Airstrip, influenciadores que têm entre 400 e 800 seguidores interagem com 7,8% deles.  Já a taxa daqueles com um público de entre 900 e 1.100 seguidores fica em 3,4%. O engajamento daqueles com entre 900 mil e 1,1 milhão ficou em ínfimos 1,8%.

Moral da história: ao trabalhar com influenciadores digitais, quantidade não é qualidade!

Além disso, é preciso analisar o posicionamento do influenciador e compará-lo com o seu, de modo a garantir que a mensagem seja homogênea e tenha a voz da sua marca.

A Unius pode te ajudar com isso! Nosso time de profissionais pode criar uma estratégia integrada e maximizar os resultados para sua empresa trabalhar com influenciadores digitais.

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