Vivemos tempos conectados, é quase impossível imaginar nossa vida sem a internet. Uma marca que não está online está parada no tempo, como se não existisse, mas estar simplesmente no universo digital não basta. É preciso planejar e possuir uma estratégia se quiser obter resultados.
 
As mídias sociais hoje são uma excelente opção para divulgar a sua marca, aplicado a uma boa estratégia de marketing de conteúdo, pode te ajudar a obter grandes resultados. Preparamos uma
lista com as redes sociais mais populares e como aplicar o marketing de conteúdo em cada uma delas. Confira:
 

  • Facebook:
  •  
    Há anos na liderança, o Facebook ajuda a aproximar as pessoas, manter contato com quem está longe, incentiva as relações pessoais e, além disso, possui ferramentas de gestão, de e-commerce, anúncios e métricas.
     
    Usando o marketing de conteúdo, você pode compartilhar posts do seu blog e fazer comentários interagindo com o seu público. É muito importante responder aos usuários, mas é preciso ter limites.  Jamais use termos ofensivos ou pejorativos. Evite conflitos, não repita demais o conteúdo e também não compartilhe apenas ações promocionais. O espaço é ótimo para soltar a criatividade e testar a ferramenta.
     

  • Twitter
  •  
    O twitter possui um diferencial diante das outras mídias sociais: pode ser usado como microblog, principalmente por pessoas que buscam um conteúdo atualizado, dinâmico e objetivo, já que os tweets podem ter no máximo 140 caracteres.
     
    O twitter é recomendado para as marcas que desejam se promover e cativar um público ligado às novidades, pois é um canal de comunicação interativa onde as informações correm muito rápido. Aprenda a usar a hashtag (#) de maneira correta para obter sucesso na divulgação.
     
    Usando o Marketing de conteúdo, lembre-se de ficar atento às menções, responda seus seguidores de maneira amigável e personalizada, identifique usuários engajados e interaja sempre com eles, sugerindo conteúdos e mostrando presença.
     

  • Instagram
  •  
    É uma excelente rede social para interagir com o público a partir de fotolegenda. Fique atento à quantidade de posts. É muito mais eficiente compartilhar apenas uma foto por dia com um conteúdo interessante do que encher a timelime de seus seguidores com conteúdos irrelevantes.
     
    O grande diferencial do Instagram é o compartilhamento de momentos únicos, é a melhor opção para criar uma sensação de intimidade com os seus seguidores.
     
    Para o marketing de conteúdo, use imagens do cotidiano de sua empresa, curiosidades, pessoas utilizando seus produtos/serviços ou até mesmo vídeos sobre como utilizá-los.
     

  • LinkedIn
  •  
    Diferente das redes citadas anteriormente, o LinkedIn tem como foco as relações corporativas. Funciona como um canal para empresas divulgarem seu histórico, valores e objetivos. É recomendável usar esta rede com foco em parcerias com outras empresas, possíveis clientes e investimentos.
     
    No marketing de conteúdo, o ponto chave é o uso dos atributos para atingir metas de negócio.  Como compartilhar projetos de sucesso, mostrando a capacidade da sua empresa. Use o LinkedIn como ferramenta de auto divulgação e haverá grandes resultados.
     

  • Google+
  •  
    Ainda não é muito popular no Brasil, mas tem apresentado um grande crescimento nos últimos meses e promete mais engajamento.
     
    No Marketing de conteúdo, o Google + é ideal para integrar aos anúncios  AdWords   utilizar suas ferramentas de análise e métrica. Também é possível falar diretamente com seus círculos pelo hangout.

    • Pinterest

    É uma rede social predominantemente visual, seus usuários compartilham Gifs, infográficos, tutoriais e imagens de seu interesse.  No Pinterest é possível compartilhar seus conteúdos através de categorias como tecnologia, viagens, gastronomia, decoração, entre outras.
     
    A criatividade é a palavra-chave nesta rede. No marketing de conteúdo, use e abuse dos recursos visuais. Fugindo do óbvio, compartilhe conteúdos atraentes e interessantes. Você pode também usá-la como forma de informar e esclarecer dúvidas de forma inovadora através de infográficos, por exemplo.
     
    Existem inúmeras maneiras de divulgar seu conteúdo pela internet, o importante é elaborar uma estratégia, dedicar-se ao planejamento e soltar a criatividade.